Conexão SP-Nordeste encerra viagem pelo conhecimento com escalas no Ceará, Piauí e Maranhão

Publicado em 30/6/2021

Ocorreram em 29 de junho de 2021 as últimas escalas da Conexão SP-Nordeste, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Com três painéis temáticos e transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube, a atividade trouxe informações sobre diversos segmentos da Contabilidade e sobre o ambiente de negócios dos estados participantes, com muita interação entre o público, os palestrantes e moderadores do evento.

Os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Donizete Valentina, do Ceará (CRCCE), Robinson de Castro, e do Piauí (CRCPI), Regina Cláudia Soares do Rêgo Pacheco, o vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRCMA), Ronaldo Ewerton Viana, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal do Contabilidade (CFC), Aécio Prado Dantas Júnior, realizaram a abertura do evento e destacaram a importância da união dos Conselhos de Contabilidade e dos temas da programação.

“Neste momento de pandemia que atravessamos, é muito importante buscarmos o conhecimento para enfrentarmos as dificuldades e contribuirmos para a retomada do crescimento econômico. Nós unimos o Brasil inteiro nesta viagem que realizamos na Conexão SP-Nordeste e os desafios se tornam mais leves quando levamos a vida com esperança e união”, ressaltou o presidente Donizete na abertura.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC lembrou na abertura que a data de 29 de junho é duplamente especial, pois além do encerramento da Conexão SP-Nordeste, marca o Dia de São Pedro. “Parabenizo o CRCSP e os CRCs da região Nordeste pelo espírito de união e integração na realização deste evento. A Conexão SP-Nordeste trouxe uma proposta muito positiva, de disseminar o conhecimento e enaltecer nossa cultura”, concluiu Aécio.

Os conselheiros do CRCSP Angela Zechinelli Alonso e Valmir Leôncio da Silva realizaram a apresentação dos palestrantes e moderadores de cada painel e lembraram, no início do evento, da campanha solidária lançada em parceria com a Associação Amigos do Bem, para a compra de alimentos para comunidades carentes do Nordeste. As doações podem ser feitas no link: https://doar.amigosdobem.org/somoscontabeis

No início e final de cada painel, também foram apresentados vídeos dos destaques do Ceará, Piauí e Maranhão nas áreas de Turismo e Negócios.

Ceará

A primeira escala da tarde foi no Ceará, com o painel “Mercado Internacional e a Exportação de Serviços Contábeis”. O tema foi apresentado pelo secretário municipal de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, pelo empresário Alexandre Bezerra Frota e pela vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Ceará (Sescap-CE), Silvia Solange Marinho Pinto.

Alexandre Pereira iniciou o painel contextualizando a atuação internacional da cidade de Fortaleza nas áreas econômica e do turismo e o papel do planejamento e investimento para a consolidação deste cenário. Ele também destacou a necessidade de fortalecer o turismo interno e de estarmos atentos a um novo perfil de turistas após a pandemia, muito mais seletivo em relação à qualidade dos serviços e também em questões sociais e ambientais.

“Cada turista deixa uma média de três mil reais na cidade de Fortaleza e movimenta mais de 150 setores da Economia. Este investimento será essencial para a retomada econômica após a pandemia”, explicou Pereira.

A atuação dos profissionais da contabilidade neste contexto internacional foi o foco da apresentação da vice-presidente do Sescap-CE. Para ela, a tecnologia e a padronização das normas contábeis, através das Normas Internacionais de Contabilidade (International Financial Reporting Standards- IFRS) vieram facilitar esta integração global.

“As normas IFRS vieram facilitar esta atuação internacional dos profissionais contábeis, pois praticamente todo o mundo fala hoje a mesma linguagem. Mas é necessário estarmos preparados e entendermos como funciona este mercado internacional”, destacou Solange.

O empresário Alexandre Bezerra Frota ressaltou que o ramo do entretenimento foi o que mais foi afetado na pandemia. Ele fez um breve relato sobre sua atuação empresarial no mercado nacional e internacional e comparou questões de cada mercado.

“Nos EUA o mercado manda e as leis são claras. A legislação não muda a todo o momento, o que facilita o investimento. Por outro lado, é o maior mercado do mundo e a concorrência é muito forte, o que exige uma imersão total dos investidores”, ressaltou Frota.

“Gostaria de agradecer a todos que nos acompanham nesta viagem e aos palestrantes, que nos trouxeram muito conhecimento e representaram muito bem o nosso estado do Ceará”, agradeceu o presidente do CRCCE, Robinson de Castro, ao final do painel.

“O turismo é uma importante fonte de renda no país e temos uma demanda represada nesta área. E estamos a um passo de podermos realizar nosso turismo com total segurança e acredito que teremos um boom muito grande neste segmento. E é fundamental que as empresas se profissionalizem e busquem sempre apoio no setor contábil”, ressaltou o presidente do CRCSP, Donizete Valentina.

Piauí

Com escala no Piauí, o segundo painel da Conexão SP-Nordeste abordou o tema “Contabilidade voltada ao Cooperativismo”. Para trazer informações sobre este modelo de atividade econômica e sobre os requisitos necessários para que os profissionais da contabilidade se destaquem neste ramo, o Conexão SP-Nordeste trouxe como palestrantes o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e o doutor em Administração Contábil e Financeira Sílvio Aparecido Crepaldi.

A presidente do CRCPI ressaltou na abertura do painel a importância da atuação conjunta dos Conselhos do Sistema CFC/CRCs, especialmente em um evento que demonstra toda a receptividade do povo nordestino. “O Nordeste é acolhedor e amistoso e também São Paulo é muito receptivo. Agradeço ao presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, pela parceria na realização deste evento maravilhoso”, declarou a presidente Regina.

Crepaldi explicou que o cooperativismo é regido pela Lei n.º 5764/71 e que se diferencia da empresa mercantil por ser uma sociedade de pessoas, e não de capital, por não ter objetivo de lucro e ser vinculada à atividade dos cooperados, entre outras especificidades deste segmento, como a não incidência de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre atos cooperativos.

Laudelino Jochem tratou sobre a política contábil voltada às cooperativas, com as bases e métodos que podem ser aplicadas pelas entidades deste segmento na elaboração de suas demonstrações contábeis e na adoção de estimativas contábeis.

O impairment, mensuração do valor justo, receita de contrato com cliente e ajuste a valor presente foram alguns dos procedimentos contábeis apresentados pelo presidente do CRCPR como aplicáveis às cooperativas.

“Graças a estas especificidades, o setor de cooperativas representa uma grande oportunidade para os profissionais da contabilidade. As cooperativas necessitam de trabalhos especializados e possuem uma séria dificuldade para encontrar profissionais qualificados neste segmento”, explicou Jochem.

Maranhão

O estado do Maranhão foi o destino final da viagem virtual realizada pela Conexão SP-Nordeste, com o painel “O Contador e as Boas Práticas no Agronegócio Digital e Sustentável”. O tema foi apresentado pelo coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no Maranhão, Fernando José Leite Oliveira, e pelo vice-presidente Técnico do CRCMA, João Conrado de Amorim Carvalho.

O vice-presidente de Administração do CRCMA, Ronaldo Ewerton Viana, enfatizou na abertura do painel a qualidade técnica da programação e como o Conexão SP-Nordeste contribuiu para a atualização dos profissionais da contabilidade.

“Eu só tenho a agradecer a este evento maravilhoso que o CRCSP e os CRCs do Nordeste nos proporcionaram. Estamos com uma programação repleta de temas de grande relevância e palestrantes altamente qualificados, que estão dando um show de conhecimento”, elogiou Viana.

Fernando Oliveira e João Conrado iniciaram a exposição do tema com um panorama das áreas de logística e do agronegócio no Brasil. Eles também apresentaram algumas das oportunidades para os profissionais da contabilidade e relataram as perspectivas destes dois setores para os próximos anos.

“O agronegócio representa um quarto do PIB brasileiro e alavanca também outros segmentos da economia, como o de transportes e logística. Além disto, há hoje um problema de abastecimento no mundo, com uma discrepância entre o que se produz e a demanda mundial por bens do agronegócio. Neste cenário, o setor do agronegócio brasileiro encontra, mesmo em meio à pandemia, um ambiente favorável ao seu crescimento”, explicou o vice-presidente Técnico do CRCMA.

“O agronegócio é um dos segmentos mais promissores no Brasil e também uma oportunidade para os profissionais da contabilidade. Mas é necessário que os profissionais da contabilidade estejam capacitados para que possam prestar serviços especializados e com a alta qualidade que o setor exige”, complementou Fernando Oliveira.

“A contabilidade deste segmento deve ser diferenciada, com informações concretas e rápidas, análise do desempenho, comparabilidade e controle das informações gerenciais. É essencial que o profissional da contabilidade esteja inserido em todas as etapas do processo produtivo”, concluiu o coordenador do PVCC no Maranhão.

Conexão SP-Nordeste

Com o lema “A Contabilidade Redefinindo o Século 21” e voltada a profissionais da contabilidade com registro nos CRCs participantes, a Conexão SP-Nordeste trouxe em sua programação painéis com temas sobre contabilidade, gestão, tecnologia, entre outros assuntos relacionados ao mundo dos negócios. Os vídeos do evento foram assistidos por profissionais de todo o Brasil e já somam mais de 15 mil visualizações no canal do CRCSP no YouTube.

Os participantes foram convidados a realizar uma viagem virtual, que partiu de São Paulo no dia 1º de junho e fez escalas nos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas, em 8 de junho, no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, no dia 15, e no Ceará, Piauí e Maranhão, em 29 de junho.

Também foi realizada pela Academia Paulista de Contabilidade (APC), com apoio do CFC e dos CRCs participantes da Conexão SP-Nordeste, uma live solidária de São João, no dia 22 de junho, com a apresentação da banda Seu Maxixe e a arrecadação de doações para a Associação Amigos do Bem, para a compra de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade do Nordeste.

A Conexão SP-Nordeste foi realizada em conjunto pelos Conselhos Regionais de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), Alagoas (CRCAL), Bahia (CRCBA), Ceará (CRCCE), Maranhão (CRCMA), Paraíba (CRCPB), Pernambuco (CRCPE), Piauí (CRCPI), Rio Grande do Norte (CRCRN) e Sergipe (CRCSE), com apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Confira no portal do CRCSPtodos os vídeos da programação e relembre esta viagem pelo conhecimento contábil.