Empreendedorismo: Contabilidade é fundamental para o sucesso dos negócios

Publicado em 13/9/2016

O painel “O Empreendedorismo e as Contribuições do Setor Contábil para o Desenvolvimento do Brasil” foi apresentado nesta terça-feira, 13, terceiro dia do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC). O evento acontece entre 11 e 14 de setembro de 2016, no Centro de Eventos de Fortaleza, Ceará.

Os palestrantes Gildo Freire de Araújo, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), e Antoninho Marmo Trevisan, presidente da Trevisan Auditores e Consultores e fundador da Escola de Negócios Trevisan, esclareceram que as informações geradas por meio da contabilidade oferecem ao gestor e empreendedor a segurança necessária para as tomadas de decisões nas empresas.

O auditório onde aconteceu a palestra estava lotado, com mais de 500 pessoas, entre elas conselheiros, delegados e diretores do CRCSP.

“O resultado dessa relação de confiança entre empreendedores e profissionais da contabilidade é o melhor desempenho dos negócios. A Contabilidade é uma ferramenta de gestão indispensável”, disse Gildo.

Trevisan iniciou sua apresentação fazendo referência a uma pesquisa do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), que demonstra que os escritórios contábeis cobram, em sua maioria, por serviços de contabilidade ‘mecânicos’.

“Esses serviços, atualmente, estão sendo realizados por empresas de tecnologia e sistemas. Isso significa que estamos perdendo mercado e lucratividade, pois o que nos resta são os trabalhos que realizamos para o governo, e não somos remunerados por isso. Nós estamos passando para profissionais de outras áreas, como a advocacia, os serviços que realmente nos agregam valor”, alertou Trevisan.

Antes de continuar, ele corrigiu a si mesmo. “Eu disse que a pesquisa foi realizada com escritórios. Mas, precisamos mudar a maneira como nos referimos à nossa organização. Não temos um ‘escritório’, mas sim, um Centro de Inteligência Contábil.” O público aplaudiu muito a declaração.

Trevisan explicou que os contadores precisam mostrar para os empresários que são detentores de informações preciosas e que, por isso, apenas eles podem oferecer determinados tipos de serviços, como a realização de um plano de negócios estratégico e eficiente.

O presidente do CRCSP complementou que os profissionais da contabilidade precisam surpreender para conquistar clientes e, principalmente, fidelizá-los.