CRCSP e Ibracon – 5ª Seção Regional realizam painel interativo sobre a norma NBC TG 900

Publicado em 7/7/2021

Para tratar sobre a elaboração das demonstrações contábeis das entidades em liquidação e as recentes novidades da legislação sobre o tema, o CRCSP e o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional realizaram em 7 de julho de 2021 o painel interativo “NBC TG 900 – Empresas em Liquidação”. A atividade foi transmitida ao vivo no canal do CRCSP no YouTube e contou com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Ibracon Nacional para sua realização.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o presidente do Ibracon Nacional, Valdir Renato Coscodai, o presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, realizaram a abertura do painel e destacaram a importância do tema para a área de Auditoria e para a Contabilidade de forma geral.

“Nós vemos que durante a pandemia, muitas empresas não conseguiram dar continuidade a suas atividades. E essa norma possui uma relevância muito grande neste cenário, para que o tema seja tratado como todo o rigor técnico necessário”, explicou o presidente Donizete.

“Este é um tema muito atual e relevante para a profissão. É uma alegria muito grande podermos realizar esta atividade em conjunto com o Ibracon”, complementou o vice-presidente Maion na abertura.

“Temos aqui hoje pessoas de grande conhecimento no tema e tenho certeza que os profissionais terão um excelente painel”, declarou o presidente Fabbri.

“Estar atentos às mudanças regulatórias e normativas é fundamental para a nossa profissão. A norma NBC TG 900 nasceu de uma demanda do mercado, pois havia uma carência de critérios e procedimentos específicos para estas situações. Este painel é muito oportuno e pertinente e contribuirá muito para a atualização dos profissionais contábeis”, ressaltou o presidente Coscodai.

Para falar sobre as inovações trazidas pela norma NBC TG 900 sobre a contabilidade das empresas em liquidação, o painel interativo teve como palestrantes o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior, e a coordenadora adjunta da Câmara Técnica do CFC, Silvia Mara Leite Cavalcante. O conselheiro do CRCSP José Luiz Ribeiro de Carvalho realizou a moderação do painel.

Idésio explicou que a norma NBC TG 900 deverá ser aplicada por toda empresa em liquidação e que a minuta foi inspirada pela norma americana ASB 205 – The Liquidation Basis of Accounting. A partir de então, a minuta passou diversas discussões junto ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e outros órgãos e passou por um processo de audiência pública de 14 de abril a 17 de maio de 2020 antes de chegar ao texto final.

“Esta norma teve uma aceitação muito grande junto ao judiciário. As empresas em liquidação possuem características próprias e necessitam de uma legislação própria para estas situações de exceção”, revelou Idésio, que explicou também os conceitos e dispositivos da NBC TG 900.

Silvia explicou que a norma NBC TG 900 passou a ser obrigatória a partir de 1º junho de 2021 e trata a elaboração das demonstrações contábeis das entidades em liquidação sob a perspectiva da não continuidade operacional.

“A NBC TG 900 traz a possibilidade de uma escrituração simplificada. Ela não proíbe a elaboração das demonstrações contábeis pelos modelos tradicionais, mas traz esta possibilidade, que facilita o controle das demonstrações das empresas em liquidação”, revelou a palestrante.

O painel interativo “NBC TG 900 – Empresas em Liquidação” pode ser conferido na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.