Pesquisa internacional da Acca e Ifac mapeia expectativas da geração Z na área contábil

Publicado em 13/7/2021

Uma pesquisa realizada pela Associação de Contadores Certificados (Association of Chartered Certified Accountants - Acca) e pela Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants - Ifac) identificou as expectativas de jovens da Geração Z que iniciam na área contábil. O estudo Groundbreakers: Gen Z and the future of accountancy foi realizado com 9 mil jovens de 18 a 25 anos de todos os continentes e traz novos dados sobre esta parcela dos profissionais contábeis em relação ao mercado de trabalho.

A pesquisa tem informações sobre as aspirações e níveis de satisfação dos jovens da geração Z já inseridos no mercado de trabalho, recomendações para o planejamento de suas carreiras, as visões de empregadores sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na evolução do capital humano e orientações para a contratação, desenvolvimento e retenção de talentos.

Segundo a pesquisa, os jovens veem a profissão contábil como uma carreira atraente, especialmente por oferecer perspectivas de longo prazo e acesso a oportunidades de trabalho que impactam todos os setores da economia. A maioria dos entrevistados (69%) também enxerga como positivo o impacto dos negócios na sociedade, mas questiona se há um real posicionamento de líderes dos negócios em questões éticas e socioambientais.

Tópicos relacionados à segurança no emprego, bem-estar e saúde mental foram alguns dos mais indicados pelos jovens entrevistados como itens essenciais no mercado de trabalho. A maioria deles (91%) também considera o aprimoramento contínuo de conhecimentos e habilidades como um fator-chave para manter a empregabilidade e relevância no ambiente corporativo.

De acordo com a Acca e o Ifac, os resultados da pesquisa são altamente relevantes para empregadores de todos os setores e especialmente para a profissão contábil, por demonstrarem necessidades e preocupações de uma população que está cada vez mais presente nas empresas.

"O que vemos com essa pesquisa são jovens, em início de carreira contábil, ansiosos por fazer sua parte na renovação econômica. Eles trarão seus talentos e aspirações para o local de trabalho e, por meio deles, transformarão o futuro da contabilidade para o mundo moderno. Os empregadores precisam estar cientes das esperanças e ambições desta geração e do valor que podem trazer”, destacou a executiva-chefe da Acca, Helen Brand, sobre a pesquisa.

Os resultados da pesquisa oferecem aos empregadores algumas maneiras de aproveitar o potencial da geração Z, dentre as quais destacam-se:

1. Aproveite o domínio digital desta geração: empresas astutas estão vendo a geração Z como embaixadora fantástica para encorajar o resto da empresa a se transformar digitalmente.

2. Pense em “intraempreendedorismo”: crie uma cultura na qual os jovens possam trazer seu pensamento e capacidades empreendedoras à prática, dentro da relativa segurança de uma organização.

3. Use as redes sociais para recrutar e reconhecer o poder dos colegas: além da mídia social, realizar atividades com o uso de "embaixadores da marca" da geração Z que são autênticos e confiáveis, nas universidades, com a finalidade de encorajar os colegas a se interessarem pelas organizações, pode render dividendos.

4. Seja autêntico e ouça a geração Z: esses jovens valorizam a autenticidade e a veem como um fator-chave na tomada de decisão inicial sobre ingressar em uma organização.

5. Foco no bem-estar: a geração Z está preocupada com seu bem-estar, então os empregadores precisam apoiar isso.

Sobre o impacto das decisões de negócios e financeiras no combate às mudanças climáticas, a Acca também realiza uma nova pesquisa global, que será publicada como preparativo para a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) – COP 26, com relatórios mais amplos sobre sustentabilidade e temas ambientais.

Os interessados podem participar até o dia 27 de julho no endereço: Acca Climate Change Survey.

Links

Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.accaglobal.com/gb/en.html

Informações também estão disponíveis no site da Ifac.

Acesse aqui o conteúdo completo da pesquisa.

* Com informações do CFC – Maristela Girotto.