Bate-papo do Instagram do CRCSP abordou a auditoria e suas oportunidades

Publicado em 13/7/2021

Terça-feira, às 19h, é dia de Bate-papo no Instagram do CRCSP. No dia 13 de julho, a live foi sobre “Auditoria” e a convidada foi a auditora e integrante do Grupo de Trabalho de Firmas de Auditoria de Pequeno e Médio Portes do Ibracon, Renata Peppe, que conversou com os conselheiros do CRCSP, Wander Pinto e José Luiz Ribeiro de Carvalho.

Renata também é formada em Comunicação Social, mas foi trabalhando na firma de auditoria de seu pai, Paulo César Peppe, que acabou optando pela profissão contábil. Ela lembrou que para ser auditor é preciso cursar Ciências Contábeis e, dependendo de onde for atuar, estar inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI),

Para obter inscrição no CNAI, o profissional deve passar por exame organizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com prova para obtenção de Qualificação Técnica Geral e provas específicas para atuar como auditor em instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BCB) ou Superintendência de Seguros Privados (Susep).

José Luiz afirmou que o CNAI é um diferencial para o auditor e um selo de qualidade para o mercado e que o auditor “precisa cumprir a norma de Educação Profissional Continuada (EPC), que exige uma pontuação mínima de 40 pontos”, lembrou o conselheiro Wander.

“Auditoria traz confiança a uma informação”, disse Renata, “e o auditor tem que conhecer muito bem não apenas as normas contábeis e normas de auditoria, mas a legislação para poder auditar cada empresa com qualidade”.

Os conselheiros lembraram que o CRCSP tem muitas atividades sobre normas e procedimentos de auditoria, “e-books, estudos a distância e palestras online que, junto com a programação do Ibracon, abastece o conhecimento dos auditores e de quem quiser se dedicar à auditoria”.

“Auditoria é um ramo da contabilidade que oferece muitas oportunidades de trabalho ao contador”, afirmou Renata, “como consultoria na implantação de leis em empresas, asseguração de informações não históricas e se há necessidade de melhorias na empresa e até, no futuro, consultoria para verificar se a empresa está cumprindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”.

Tanto Renata como José Luiz e Wander não veem diferença na auditoria de pequenas ou grandes empresas: “Temos de cumprir as mesmas normas, mas, as às vezes, o desafio é maior na pequena empresa pela falta de cultura de auditoria”, disse Renata.

Renata também disse que o mercado de auditoria está crescendo e deu a dica para quem quiser se especializar: “Além do conhecimento técnico, tenha uma postura profissional, saiba trabalhar em equipe, construa um ambiente harmonioso, busque conhecimento e escute as pessoas”.

Venha bater papo

O Bate-papo com o CRCSP é uma live dirigida a profissionais da contabilidade e outros públicos, com discussão de temas diversos. Para participar, acesse o perfil do Conselho no Instagram no horário da atividade e clique no ícone da transmissão ao vivo.

Os próximos temas e datas da atividade serão divulgados no portal e nas redes sociais do Conselho.