CRCSP realiza plenária institucional, com apresentação de ações das Entidades Contábeis em defesa dos profissionais e da sociedade

Publicado em 15/7/2021

O CRCSP realizou, em 15 de julho de 2021, a quinta sessão plenária institucional do ano, com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube e a presença de representantes de Entidades Contábeis do estado e do país. A sessão contou com a apresentação de projetos importantes, entre eles o manifesto conjunto das Entidades sobre as propostas de Reforma Tributária e informações sobre a 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) e 19ª Convenção das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP).

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, fez a abertura da plenária e destacou a importância de todos manterem a união e a esperança neste momento de pandemia. Donizete convidou o conselheiro William Peterson de Andrade para proferir algumas palavras de reflexão e, a seguir, foram aprovadas as atas elaboradas pelas Câmaras do Conselho.

Após a realização dos atos regimentais, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, representando as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, ressaltou que a pandemia trouxe muitos desafios aos profissionais, mas também o aprendizado sobre a necessidade de adaptação e da atualização contínua.

“Nós, profissionais da contabilidade, tivemos que rapidamente nos adaptar aos novos tempos e à tecnologia e as entidades realizaram um trabalho exemplar para auxiliar os profissionais nesta adaptação”, declarou o presidente Chiomento.

A seguir, o vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio, apresentou dados e as ações de sua Vice-Presidência para apoiar o registro no Conselho e o atendimento a demandas diversas dos profissionais.

Os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional); os presidentes da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior; do Sindcont-SP, Geraldo Carlos Lima; do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai; e da Anefac, Marta Cristina Pelúcio Grecco, e o vice-presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, participaram da plenária do CRCSP.

“Estamos atravessando um dos momentos mais difíceis da nossa história, mas a união das Entidades Contábeis nos permite realizar cada vez mais pela profissão contábil. Trazemos nesta plenária institucional pessoas que doam suas vidas à Contabilidade e que realizam um trabalho muito relevante pela profissão”, destacou o presidente Donizete ao apresentar os participantes da sessão.

Atuação conjunta

Os presidentes do CRCSP, da Fenacon e do Sescon-SP apresentaram algumas das ações empreendidas pelas Entidades Contábeis pela profissão contábil. Reynaldo Lima falou sobre o manifesto conjunto enviado pelas Entidades Contábeis à Câmara dos Deputados com estudos que demonstram pontos que necessitam ser melhorados nas propostas de Reforma Tributária atualmente em tramitação.

“Destacamos no manifesto que a sociedade é favorável a uma reforma tributária, mas que apoiamos uma reforma justa, equilibrada e sem aumento da carga tributária”, destacou Lima.

O presidente do CRCSP agradeceu ao presidente Reynaldo por assumir a frente deste movimento por uma reforma tributária justa e que beneficie a população. “Sempre que temos alguma demanda da profissão contábil, temos o Sescon-SP e as demais Entidades Contábeis do Estado de São Paulo para nos apoiar. O impacto desta reforma tributária será muito grande para a sociedade, ainda mais neste momento em que o Brasil necessita de emprego e renda”, declarou Donizete.

O presidente da Fenacon falou sobre a atuação das Entidades pela prorrogação das obrigações principais e acessórias e deu em primeira mão a notícia de que graças a esta atuação, há notícias de que haverá a prorrogação da Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Ele também apresentou novidades sobre a 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP, que serão realizadas conjuntamente de 14 a 18 de fevereiro de 2022.

“A união dos dois eventos irá nos proporcionar um dos maiores, senão o maior evento contábil e empresarial do país. Será realizado de forma híbrida, mesclando atividades online e presenciais. Nossa expectativa é de 3 mil pessoas no Transamérica Expo Center”, revelou Approbato, que falou também sobre as trilhas de conhecimento do evento.

“Elaboramos com as Entidades uma programação que ajude os profissionais da contabilidade a transformarem seus negócios, com trilhas voltadas à tecnologia, relações humanas, negócios, governança corporativa, ambiente econômico, entre outros temas relevantes”, explicou o presidente da Fenacon.

“Quem se inscrever para participar da 19ª CONESCAP ganhará também a participação presencial na 27ª CONVECON. Teremos também dois dias adicionais da CONVECON na modalidade virtual, onde as Entidades Contábeis farão apresentações de muita qualidade e conteúdo e totalmente gratuitas. Esperamos que a CONESCAP e a CONVECON tragam uma efetiva democratização do conhecimento e estamos trabalhando muito para que tudo isto dê certo”, concluiu o presidente Donizete.

A plenária institucional do CRCSP pode ser conferida na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.