CRCSP realiza treinamento para delegados representantes sobre temas relacionados à gestão e governança

Publicado em 16/7/2021

Os delegados representantes do CRCSP participaram, em 16 de julho de 2021, de mais uma etapa do Programa de Integração e Capacitação. Realizada em ambiente virtual, esta edição do treinamento teve como foco as ações da entidade na adoção e melhoria contínua de ferramentas de gestão e governança corporativa.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, fez a abertura do treinamento e destacou a importância dos temas tratados. “Este é um encontro que realizamos para compartilharmos informações e a governança é um dos temas que damos muita importância no Conselho. O aprimoramento dos mecanismos de gestão é um trabalho que se iniciou nas gestões anteriores e que conseguimos avançar bastante nesta área”, explicou Donizete.

Após a abertura, o vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, apresentou as ações do Conselho para a melhoria contínua das ferramentas de planejamento e das boas práticas de gestão. Ele explicou que a estrutura de governança do CRCSP segue os princípios estabelecidos pela Resolução CFC n.º 1.549/2018 e que tem o objetivo de melhorar o ambiente organizacional e reduzir riscos, bem como prestar contas das ações do CRCSP à classe contábil e à sociedade.

“O CRCSP possui um cuidado especial com o planejamento e a boa administração dos recursos. É fundamental que o orçamento seja definido com seriedade, para que possamos estabelecer metas de receitas, despesas e contratações que efetivamente reflitam a realidade”, explicou o vice-presidente de Administração e Finanças.

Maion também apresentou informações sobre o Regimento Interno do CRCSP, o Planejamento Estratégico do Sistema CFC/CRCs, o Plano Anual de Contratações, o Plano Diretor de Tecnologia da Informação, a Política de Gestão de Riscos, o Manual da Qualidade e o Plano de Logística Sustentável, entre outras ferramentas.

O diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, complementou a apresentação destacando que os planos e políticas apresentados passam por fiscalizações periódicas do CFC, que atestam o seu efetivo cumprimento.

“É importante destacar que o CRCSP nunca teve uma prestação de contas rejeitada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A responsabilidade e competência com que a Vice-Presidência de Administração e Finanças conduz este tema nos dá tranquilidade para continuarmos nossa atuação pela profissão contábil e em benefício da sociedade”, declarou o presidente Donizete ao final da apresentação.

O diretor Administrativo, Carlos do Carmo Rufino, também trouxe aos delegados representantes informações sobre as ferramentas para a promoção da transparência, como a Carta de Serviços ao Usuário, o Portal da Transparência e o Relatório de Gestão. O diretor de Tecnologia e Infraestrutura, Domingos Sávio Mota, apresentou o último bloco do treinamento e falou sobre a política de segurança da informação e sobre a adoção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no âmbito do Conselho.

O vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, a ouvidora do CRCSP, Valéria Vanessa de Campos Pinezi, e a gerente de Desenvolvimento Profissional, Simone Sill de Andrade, também participaram do Programa de Integração e Capacitação para delegados representantes.