Representantes do CRCSP e das Entidades Contábeis se reúnem com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes

Publicado em 2/8/2021

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e representantes das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo reuniram-se em 2 de agosto de 2021 com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). O encontro ocorreu na sede da Prefeitura e teve como objetivo levar ao prefeito reivindicações dos profissionais da contabilidade e colocar as entidades à disposição para apoiar a Prefeitura na realização de ações que beneficiem a sociedade, o empreendedorismo e a geração de emprego no município.

Participaram da reunião os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) e o diretor Executivo do Conselho, Claudio Rafael Bifi, os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva; do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri; da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, e o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Carlos Alberto Baptistão.

A vereadora Edir Sales (PSD) intermediou o encontro dos representantes das Entidades Contábeis com o prefeito Ricardo Nunes. Também participaram os secretários de Governo, Rubens Rizek, da Fazenda, Guilherme Bueno, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, e da Casa Civil, Ricardo Trípoli, o subsecretário do Tesouro, Henrique Castilho, e o chefe de gabinete da Fazenda, Evandro Luis Alpoim Freire.

“A classe contábil possui uma força e relevância muito grandes, especialmente na cidade de São Paulo. Esta aproximação com a Prefeitura, assim como com a Câmara Municipal, é muito positiva”, destacou Edir Sales.

“Nosso objetivo, em primeiro lugar, é colocar as Entidades Contábeis à disposição da Prefeitura para auxiliar o fortalecimento de políticas públicas que apoiem os profissionais contábeis e a sociedade, promovendo a desburocratização e o empreendedorismo”, destacou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Ricardo Nunes apresentou os projetos da Prefeitura voltados à simplificação de processos e desburocratização e ouviu as demandas dos representantes, entre elas, pautas relacionadas à obrigatoriedade de cadastro de empresas com origem fora da cidade de São Paulo, e a utilização da transparência contábil e da mitigação de riscos tributários como fatores atrativos para investimentos na cidade de São Paulo.

“No processo de normatização contábil, temos uma participação ativa e importante da Receita Federal, mas isso não acontece com a Receita Municipal, o que ocasiona contingências tributárias. Aproximar a Receita Municipal desse processo regulatório e fomentar o diálogo será algo benéfico para a atração de investimentos”, alertou a presidente da Anefac.

O prefeito também ressaltou a importância dos profissionais da contabilidade para a cidade e sugeriu a realização de uma reunião virtual com a participação das entidades e os profissionais contábeis do município. “O mote da nossa gestão é o diálogo. Queremos estar cada vez mais próximos da população para aprimorarmos nossas ações e construirmos juntos uma cidade cada vez melhor”, declarou Nunes.