Candidatos aprovados no Exame de Suficiência podem solicitar seu pré-registro no CRCSP

Publicado em 11/8/2021

Foi publicado em 10 de agosto de 2021, no Diário Oficial da União, o resultado final do 1º Exame de Suficiência 2021. Os candidatos aprovados já podem, desde que atendidas todas as exigências, solicitar seu registro no CRCSP. Veja abaixo os procedimentos para obter seu registro profissional:

1º passo: emitir a certidão de aprovação, no portal do CFC ou na página da Consulplan, banca aplicadora do Exame. A emissão é gratuita.

2º passo: Acessar o menu pré-registro, no portal do CRCSP, munido de cópias digitalizadas dos seguintes documentos:

Atenção: o candidato deverá possuir material para coleta de impressão digital (carimbeira ou similar) e os documentos devem estar em formato PDF e não podem exceder o tamanho de 4 MB por arquivo.

3º passo: preencher a ficha de pré-registro e realizar o upload dos documentos solicitados.

4º passo: emitir o boleto e recolher o valor das taxas e emolumentos.

5º passo: anotar o número de processo eletrônico, para acompanhamento e aguardar o prazo de cinco dias úteis após a confirmação do pagamento e envio correto dos documentos para a concessão do registro. A comunicação da concessão do registro será realizada, após a análise documental e aprovação do CRCSP, por meio do endereço de e-mail informado no formulário de pré-registro.

“É importante não apenas obter o registro profissional em CRC, mas se orgulhar dele, pois além ser uma exigência legal para o exercício da profissão contábil, é uma oportunidade de comprovar a competência do profissional contábil, que concluiu o curso em Ciências Contábeis, foi aprovado do Exame de Suficiência e cumpriu todos os requisitos legais para ser habilitado contador ou contadora”, esclarece o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

“Para facilitar o acesso dos aprovados no Exame de Suficiência ao registro profissional, realizamos uma transformação em todos os processos de registro e demais áreas do CRCSP envolvidas. Sob o comando do presidente Donizete, tornamos possível a solicitação do registro de modo inteiramente online, com rapidez, segurança e comodidade aos jovens profissionais”, complementa o vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio.