Plenária Institucional do CRCSP tem presença de representantes de Entidades Regionais, Nacionais e Internacionais

Publicado em 12/8/2021

O CRCSP realizou, em 12 de agosto de 2021, a sexta sessão plenária institucional do ano, com transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube. Aberta ao público, a sessão tem como objetivo aproximar os profissionais da contabilidade do Conselho e levar informações sobre as ações do CRCSP e das entidades convidadas.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a sessão e deu as boas-vindas a todos na abertura. “Nosso objetivo é mostrar aos profissionais nas plenárias institucionais o funcionamento do CRCSP e os assuntos relacionados à profissão contábil discutidos no país e no mundo”, explicou o presidente Donizete.

A seguir, o conselheiro William Peterson de Andrade proferiu algumas palavras de reflexão e a plenária teve continuidade com a apresentação das atas das Câmaras do CRCSP de Política Institucional e de Desenvolvimento Profissional.

Após a aprovação das atas regimentais, foi dado início à programação institucional da plenária. O vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e diretor nacional da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC), Joaquim de Alencar Bezerra Filho, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), Samir Ferreira Barbosa Nehme, o vice-presidente Administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Wagner Felipe Filho, o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, o integrante do board do Internacional Accounting Standards Board(Iasb) Tadeu Cendon e o presidente do CRCSP na gestão 1994-1995 e presidente do CFC de 1998 a 2001, José Serafim Abrantes, foram os convidados da plenária e apresentaram ações desenvolvidas pelas entidades que representam em prol da profissão contábil.

“Agradeço o convite para participar da plenária e a parceria que temos com o CRCSP. Acompanho o trabalho de vocês, bem como o de todos os CRCs do Brasil, e adoto as boas práticas dos outros Conselhos para poder bem atender os profissionais da contabilidade aqui do Rio de Janeiro”, declarou o presidente do CRCRJ, Samir Nehme.

Wagner Felipe Filho também destacou a oportunidade de troca de experiências que a plenária permite: “É uma satisfação participar da plenária do CRCSP representando o presidente Rangel Francisco, que estará licenciado por 35 dias para participar da Comissão de Reavaliação e Reedição do Código Tributário Municipal de Goiânia, período em que estarei como presidente interino do CRCGO”.

O presidente do Ibracon – 5ª Seção Regional representou as Entidades Contábeis e destacou a importância dos profissionais contábeis para que o país supere os desafios da atualidade. “No cenário atual, com os desafios trazidos pela pandemia de Covid-19, a Contabilidade e seus profissionais encontraram soluções para seguir contribuindo de forma significativa para as empresas e o país”, declarou Fabbri.

A plenária teve continuidade com uma apresentação da coordenadora da Câmara de Registro, conselheira Inez Justina dos Santos, e do coordenador da II Câmara de Fiscalização, conselheiro Valmir Leôncio da Silva, sobre a atuação das Câmaras e os resultados de cada área de janeiro a julho de 2021.

Atuação nacional e internacional

O vice-presidente de Política Institucional do CFC e diretor nacional da AIC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, apresentou algumas das ações desenvolvidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, entre elas a contribuição para o fim do debate sobre a PEC n.º 108, a articulação com o Ministério da Educação para a reformulação da grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis e com a Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) para o reconhecimento bilateral de diplomas portugueses e brasileiros de cursos contábeis.

“Estamos muito adiantados nesta discussão, para que profissionais portugueses e brasileiros possam atuar em ambos os países, desde que cumpridas as exigências legais, que são a aprovação do Exame de Suficiência e o registro no CFC e na OCC”, explicou Bezerra, que também fez um convite ao público para a XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade e XVIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, eventos que serão realizados conjuntamente em 19 de outubro de 2021.

O representante brasileiro no board do Iasb, Tadeu Cendon, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo órgão na atualização e divulgação das International Financial Reporting Standards(IFRS) e sua articulação com as entidades.

Encerramento

O presidente do CRCSP na gestão 1994-1995 e presidente do CFC de 1998 a 2001, José Serafim Abrantes, o presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, e o vice-presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, fizeram os pronunciamentos finais da sessão plenária.

“Foi uma honra e um aprendizado muito grande presenciar as discussões realizadas nesta plenária, que são uma evolução do trabalho iniciado na década de 90, que realizamos em conjunto com personalidades como Antoninho Marmo Trevisan e Eliseu Martins. Fico muito feliz de ver estes debates se tornarem realidade”, declarou Serafim.

“Ter conhecimento sobre as movimentações realizadas pelas entidades para que a profissão contábil atinja patamares cada vez maiores e as elucidações sobre a evolução das normas contábeis é algo enriquecedor. Esta plenária contribui para que cada vez mais possamos nos capacitar e atingir profissionalmente novos estágios”, afirmou Chiomento.

Tonon relembrou a história da Contabilidade paulista, através da atuação do Sindcont-SP, “que lutou por 35 anos pela regulamentação da nossa profissão. Estamos continuamente em evolução”, afirmou o vice-presidente do Sindicato.

“Temos que construir o futuro, mas sem esquecer o nosso passado. Se não lembrarmos sempre da nossa história, estaremos cometendo um erro muito grande”, concordou o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, encerrando a sessão plenária.

Também participaram da plenária os vice-presidentes do CRCSP José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Mariano Amadio (Registro) e o diretor Executivo do Conselho, Claudio Rafael Bifi.