Principais oportunidades que ninguém vê para o Contador Tributarista

Publicado em 25/8/2021

Você já pensou em ser um Contador Tributarista? Caso não, comece a considerar a possibilidade. Isso porque a área fiscal está recheada de oportunidades para esses profissionais. Continue lendo o texto e descubra o porquê a recuperação de créditos tributários e o planejamento tributário são ótimas opções para quem investir nessa carreira.

A área tributária é considerada, por muitos, algo distante e complexo demais para se trabalhar. De fato, ela realmente exige bastante dedicação de quem deseja ser tributarista.

Falando nesse profissional, há grandes chances de você ter estranhado o fato de o título desse texto mencionar um Contador Tributarista. É normal ouvirmos que esse é um cargo exclusivo do Direito. Entretanto, isso não é, nem de perto, verdade.

Recheado de oportunidades para os contadores, esse setor tem grande importância para o bom funcionamento das empresas. E, por isso, deve ser observado com mais carinho por aqueles que buscam novos ares na carreira.

As oportunidades para um Contador Tributarista surgem, principalmente, da junção desses dois fatores essenciais: a dificuldade para tributar e a grande relevância do setor para o funcionamento das empresas.

Quais são as oportunidades?

Indo direto ao ponto, as principais oportunidades para um Contador Tributarista residem, principalmente, nos maiores erros cometidos pelas empresas. Nesse aspecto, é importante esclarecer que erros são comuns. Sua quantidade não é, de forma alguma, um balizador para a qualidade destes negócios.

Em primeiro lugar, é possível enxergar ouro em cobre, por assim dizer. No mês passado, publicamos um texto falando sobre os produtos monofásicos e os produtos com alíquota zero.

Em resumo, na primeira categoria constam aquelas mercadorias cuja tributação é feita totalmente pelo primeiro elo da cadeia — normalmente as indústrias ou produtores.

Enquanto isso, a segunda abrange os produtos que, devido às suas características, são considerados essenciais — dessa forma, possuem alíquota zerada para determinados tributos.

Apesar de serem benefícios que boa parte das empresas tem direito, muitas acabam não se atentando a esses detalhes e, em consequência disso, pagam mais tributos do que deveriam.

Ainda assim, esse dinheiro não está perdido: esses valores são, por direito, recuperáveis pelo contribuinte dentro do prazo de 60 meses. Entretanto, o Fisco não avisa quando o pagamento é feito a maior. Assim, a recuperação de créditos se torna uma oportunidade extremamente vantajosa para um Contador Tributarista.

Outra questão que, por muitas vezes, costuma ser ignorada pelas empresas é a escolha do regime de tributação.

Levando em consideração diversos fatores como o ramo de atuação, os produtos envolvidos, o faturamento da empresa e tantos outros, é possível traçar um plano ideal para que cada empresa consiga, dentro dos limites da lei, economizar o máximo possível no quesito tributário.

Por outro lado, a escolha incorreta do regime tributário pode acarretar em gastos desnecessários.

Assim, um planejamento tributário eficiente se mostra extremamente necessário para o sucesso das empresas. Com tamanha responsabilidade, um alto grau de precisão traz consigo maior segurança para o resultado final.

Essa é outra oportunidade que um Contador Tributarista encontra ao investir nessa carreira.

E como aproveitar essas oportunidades?

Para se tornar, de fato, um Contador Tributarista, existem alguns passos importantes.

O primeiro deles é, logicamente, investir em conhecimento. Não é possível entrar em um novo mercado sem, antes, conhecer bem todas as nuances que envolvem a atuação nesse novo campo.

Naturalmente, o conhecimento é um investimento a longo prazo. É necessário ter paciência e, acima de tudo, grande dedicação a isso. Entretanto, muitas vezes o conhecimento não é suficiente para que as oportunidades não passem em branco.

Isso porque os cálculos necessários para realizar o melhor planejamento tributário não são de simples execução. Eles levam em consideração uma quantidade enorme de variantes que são necessárias para tomar a decisão correta.

Da mesma forma, a verificação de tributos pagos além do necessário também necessita de grande precisão.

Para isso, é recomendado o segundo passo: investir em tecnologia. Um bom Contador Tributarista é aquele que, além do conhecimento, também está preparado com as ferramentas mais avançadas e atualizadas para que possa executar com maestria o seu trabalho.

Fonte: Jornal Contábil – Thiago Vargas.