Presidente do CRCSP participa de solenidade em comemoração aos 64 anos da Apejesp

Publicado em 31/8/2021

A Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) completou, em 30 de agosto de 2021, 64 anos de fundação e realizou nesta data uma solenidade virtual em comemoração a este importante acontecimento, com a presença de representantes das áreas contábil, pericial, jurídica, empresarial e política do Estado de São Paulo. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, prestigiou a solenidade, transmitida ao vivo no canal da Apejesp no YouTube.

A conselheira do CRCSP, vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam) e integrante do Conselho Deliberativo da Apejesp, Suely Gualano Bossa Serrati, foi a mestre de cerimônias e convidou o presidente da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos, para realizar a abertura oficial da solenidade.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, representou na cerimônia os Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional e destacou a importância da atuação da Apejesp para o aprimoramento contínuo dos profissionais que atuam na área de perícia.

“A Apejesp surgiu da união entre peritos para a formação de uma entidade independente que os representasse. E 64 anos depois, a entidade continua calcada na ética, com uma atuação eficiente, imparcial e técnica”, destacou o presidente Donizete.

Donizete também destacou a importância da parceria do CRCSP com a Apejesp para a realização de atividades de Educação Profissional Continuada aos peritos contábeis e da importância destes profissionais para a sociedade. “Os peritos são fundamentais no processo judicial e trabalhar por justiça é uma das mais nobres missões do ser humano. Parabéns à Apejesp, que vem exercendo seu papel brilhantemente nestes 64 anos”, concluiu o presidente do CRCSP.

O presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, representou as Entidades Contábeis e destacou o importante trabalho desenvolvido pela Apejesp e pelos peritos.

“Em momentos difíceis como o que vivemos na pandemia, é ainda mais significativo o trabalho de profissionais que com excelência e alta capacitação contribuem para o atendimento às demandas prioritárias da sociedade, como o bom andamento da Justiça”, pontuou Fabri.

O juiz assessor da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, Felipe Esmanhoto Mateo, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges (MDB), o vereador da cidade de São Paulo Arnaldo Faria de Sá (PP), o presidente da Apejesp na gestão 2016-2019, Paschoal Rizzi Naddeo, o coordenador do curso de pós-graduação em Perícia e Auditoria da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), Émerson Nogueira Sales, e Suely Bossa, representando a Febrapam, também parabenizaram a Apejesp e destacaram a importância da entidade na história da perícia paulista.

Para celebrar o aniversário de 64 anos da Apejesp, foi realizada uma palestra comemorativa, com o título “A importância do Perito no Judiciário”. O tema foi apresentado pela presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), Vanessa Ribeiro Mateus, pelo desembargador Carlos Renato de Azevedo Ferreira e pelo governador do Estado de São Paulo na gestão 2018-2019, Márcio França (PSB).

Após a palestra comemorativa, foi feita a leitura do voto de júbilo da Câmara Municipal de São Paulo à Apejesp, enviado pela vereadora Edir Sales (PSD) e entregue o Diploma de Honra ao Mérito da Apejesp aos peritos Celso Mauro Ribeiro Del Picchia, Marcelo Romeiro dos Reis, Martinho Maurício Gomes de Ornelas, Alfredo Torrecillas Ramos, Nelson Roberto Pereira Alonso, Silvio Lopes Carvalho, Sebastião Edison Cinelli e Adhemar Albiero, homenageando-os por se destacarem no exercício da atividade pericial. Martinho Ornelas agradeceu em nome dos homenageados.

O presidente da Apejesp fez o encerramento da solenidade e destacou que a homenagem a profissionais destacados na área da perícia reforça a importância da entidade. “A Apejesp continua trilhando o caminho traçado desde o início, o que é demonstrado pelo apoio que temos até hoje de profissionais tão conceituados”, declarou Masson.

“Esses 64 anos foram de muitas lutas e os últimos meses, especialmente, foram muito desafiadores, pois tivemos que nos reinventar em nossa atuação, graças ao apoio das entidades parceiras”, declarou o presidente da Apejesp.

Os presidentes do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, do Sindicato dos Economistas de São Paulo (Sindecon), Pedro Afonso Gomes, do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA-SP), Alberto Emmanuel Carvalho Whitaker, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado do Rio de Janeiro, José Heriberto Costa, da Associação dos Peritos Contadores do Estado de Goiás, Valdecir Ribeiro da Silva, os vice-presidentes do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, e do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), James Francisco dos Santos, e o gerente de Fiscalização do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ-IV), Wagner Aparecido Contrera Lopes, também prestigiaram a solenidade.