Profissão Contábil em Debate aborda o crescimento do varejo e seus riscos tributários

Publicado em 31/8/2021

O CRCSP apresentou, em 31 de agosto de 2021, no canal no YouTube da entidade, mais um painel “A Profissão Contábil em Debate”, atividade em que especialistas discutem algumas das principais questões da atividade contábil na atualidade. A atividade abordou o crescimento da atividade comercial varejista durante e após a pandemia de Covid-19 e seus desafios para os profissionais e organizações contábeis.

Organizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), o painel “A Profissão Contábil em Debate” foi apresentado pelos especialistas em tecnologia na área contábil Renato Moraes e Sílvio Barrionovo. O presidente do Sescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, e o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, foram os moderadores da atividade.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, abriu a atividade e destacou a importância do tema para os profissionais da contabilidade, especialmente os que atuam nas áreas tributária e fiscal. Donizete explicou que, com a pandemia de Covid-19, houve um crescimento exponencial da atividade comercial no formato de varejo, com uma alta demanda dos consumidores, especialmente por produtos com entrega a domicílio.

Reynaldo Lima pontuou que a tecnologia é uma aliada dos profissionais da contabilidade neste processo, permitindo criar oportunidades em meio aos desafios do mercado. O presidente do Sescon-SP lembrou ainda que os profissionais que necessitem de recursos para fazer investimentos em tecnologia em seus escritórios podem contar com o Re_Tech, programa de retomada tecnológica.

“O Re_Tech surgiu da necessidade, identificada pelo presidente Donizete, de dar condições para que as empresas contábeis, especialmente as pequenas, pudessem se adaptar à pandemia e adotar em seus negócios equipamentos adequados para o home office. O Sescon-SP, em parceria com o CRCSP e as Entidades Contábeis, conseguiu desenvolver este projeto para apoiar estes escritórios”, explicou o presidente do Sescon-SP.

Os profissionais contábeis que quiserem conhecer mais sobre o Re_Tech podem conferir as informações sobre o programa no site do Sescon-SP.

Renato Moraes e Silvio Barrionovo apresentaram informações relevantes sobre o crescimento da atividade comercial no período da pandemia. Segundo eles, alguns setores, como o de supermercados, pet shops e perfumarias, tiveram um crescimento exponencial no período, constituindo um nicho importante de atuação para o profissional da contabilidade.

“O varejo é uma das áreas nas quais a tecnologia mais pode auxiliar os profissionais da contabilidade, através do uso de softwares modernos e inteligência artificial. O investimento em tecnologia é na verdade um reposicionamento nosso enquanto profissionais e, sem ele, corremos o risco de ficar de fora do mercado”, concluiu o presidente do Sescon-SP.

“A complexidade tributária no Brasil coloca o profissional da contabilidade em um risco constante, especialmente no segmento do varejo. Devemos estar constantemente atualizados e munidos das ferramentas adequadas, pois a nossa matéria-prima é a informação. É transformando esta informação em conhecimento que ganhamos a confiança dos nossos clientes e os auxiliamos adequadamente na condução de seus negócios”, destacou o vice-presidente Maion ao final da apresentação.