CRCSP abre exposição com obras de Geanete Reinis sobre a figura feminina

Publicado em 15/9/2021

O CRCSP inaugurou, no dia 15 de setembro de 2021, a exposição de arte “A Imagem Feminina na Visão de Geanete Reinis”, com obras da artista plástica Geanete Reinis e apresentação do pianista Enzo Caldini. A abertura da exposição foi no Facebook do CRCSP.

Apresentada pela coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, pelo coordenador da Comissão CRCSP Cultural, João Edison Deméo, e os integrantes desta comissão, Paulo Takamura e Manoel Veríssimo, a abertura do evento teve também a presença do presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, do vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, e do maestro Cláudio Portioli, que discorreu sobre as músicas tocadas por Enzo Caldini.

“O objetivo do CRCSP é sempre levar coisas boas para o profissional da contabilidade e a arte é uma alegria para a alma”, disse o presidente Donizete. “É um privilégio poder apreciar a arte de Geanete Reinis e a performance do jovem pianista Enzo Caldini”, elogiou o vice-presidente Mariano.

Geanete Reinis contou que sua inspiração veio de uma pesquisa sua sobre a figura feminina, seguindo a estrutura da art deco e colagens. Com apenas 16 anos, Enzo Caldini estuda música desde os sete anos e escolheu obras de Beethoven, Mozart, Chopin e a banda de rock Queen para abrilhantar a abertura da exposição.

Em formato híbrido, as obras da artista podem ser vistas presencialmente no Espaço Cultural CRCSP, na sede da entidade, em São Paulo, na Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis, ou na galeria virtual do portal do Conselho – www.crcsp.org.br.

Organizada pela Comissão CRCSP Cultural, em conjunto com o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH) e apoio da Comissão CRCSP Social e da Comissão CRCSP Mulher, o foco desta exposição é a diversidade cultural de um conjunto de costumes e tradições. A partir da arte de Geanete Reinis, são apresentados elementos representativos e diversidades da cultura feminina, destacando a linguagem, crenças, comportamentos, valores e costumes.

Durante a inauguração da exposição, foram arrecadadas doações para o Colégio Vicentino de Cegos Padre Chico, que oferece atendimento gratuito a crianças e adolescentes com deficiência visual ou outros comprometimentos de aprendizagem. É uma escola filantrópica, confessional e inclusiva que vai desde a Educação Infantil até o Ensino fundamental II. A campanha foi coordenada pela Academia Paulista de Contabilidade (APC), com o apoio do CRCSP. As doações ainda podem ser feitas via PIX, com a chave: doacao-crcsp@colegiopadrechico.org.br

Mensalmente, o Conselho realiza exposições no Espaço Cultural CRCSP em que diversos artistas são chamados para levar um pouco de sua arte às pessoas por meio das Artes Plásticas e da música. Com a chegada da pandemia, e as restrições e medidas de segurança contra a Covid-19, as apresentações migraram para a plataforma online. Para a inauguração das exposições, os artistas gravam um bate-papo, falando sobre sua obra e o processo de criação. Com esse novo formato, muitas pessoas passaram a acompanhar as programações culturais.

O Espaço Cultural CRCSP teve início em abril de 2000, na gestão 2000-2001 do presidente Victor Domingos Galloro, que era muito ligado às artes e trouxe essa atividade com o objetivo de mostrar obras de arte não apenas para os profissionais da contabilidade, mas para todos que queiram desfrutar de um espaço aberto ao público, com visitação gratuita.

As pinturas são selecionadas pelo curador Emanuel von Lauenstein Massarani, presidente do IPH. As exposições culturais contribuem para a democratização da cultura e do conhecimento. Os profissionais da contabilidade também podem participar do Espaço Cultural CRCSP com suas obras. O CRCSP tem a campanha “Profissional da Contabilidade, Mostre seu Talento”, onde o profissional pode se inscrever e revelar ao mundo sua arte.