CRCSP e Secretaria do Desenvolvimento Social firmam parceria em prol do Programa Vivaleite

Publicado em 26/9/2016

O CRCSP firmou uma parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social para auxiliar as entidades sem fins lucrativos que atuam no Programa Vivaleite. O termo de cooperação foi assinado pelo presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, no dia 26 de setembro de 2016, durante evento realizado na sede do Conselho, em São Paulo.

Por meio do acordo firmado e numa parceria também com a Escola Aberta do Terceiro Setor, o CRCSP contribuirá com a capacitação dos voluntários que atuam nas entidades parceira do Programa Vivaleite e com a colaboração dos profissionais da contabilidade inscritos no Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

“É da natureza do profissional da contabilidade ser voluntário. Temos aqui presentes muitos conselheiros da casa que também atuam como voluntários em entidades”, declarou o vice-coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRCSP, Marcelo Roberto Monello.

O coordenador da Comissão de Projetos Sociais, Adriano Gilioli, explicou sobre os trabalhos realizados pelo PVCC de acordo com os quatro subprogramas: Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, Educação Financeira, Doações ao Funcriança e Fundo do Idoso e ações locais de voluntariado. “As tratativas sobre o convênio hoje firmado foram iniciadas pelo Monello, quando ele coordenava esta comissão. Quando assumi este cargo, a cada reunião da qual eu participava, ficava mais emocionado com o trabalho prestado à sociedade”, finalizou.

O trabalho realizado pela Escola Aberta do Terceiro Setor foi apresentado pelo superintendente Financeiro da entidade, Dilson Oliveira, que representava o curador de fundações do Estado de São Paulo, Airton Grazzioli. “É uma entidade relativamente nova com o objetivo de capacitar mais pessoas para atuarem no Terceiro Setor”, explicou. Segundo Dilson, por meio da tecnologia e de parcerias como a existente com o CRCSP, a Escola Aberta consegue disponibilizar bastante conhecimento.

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, destacou o papel do Conselho auxiliando o Terceiro Setor. “O CRCSP tem um trabalho forte junto às entidades do Terceiro Setor. Desenvolvemos uma grade de programação extensa para a divulgação e a correta execução das leis relativas às organizações sociais”, contou.

Segundo ele, são mais de 150 mil profissionais da contabilidade apenas no Estado de São Paulo com capacidade técnica para auxiliar programas sociais. “Esperamos este termo de cooperação técnica com a Secretaria de Desenvolvimento Social seja um marco inicial para outras parcerias com o Governo do Estado”, afirmou.

A ideia vai ao encontro do desejo do secretário de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro. “Esperamos que esta não seja a última parceria da Secretaria com o CRCSP”, enfatizou Pesaro. Para o secretário, a contabilidade ganhou mais destaque na área pública devido às exigências da sociedade de informações mais transparentes.

“Os profissionais da contabilidade são fundamentais nesse processo de transparência. Quero registrar aqui minha profunda admiração pelo trabalho realizado pelo CRCSP”, frisou. Ao encerrar sua fala, Pesaro agradeceu em nome do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, a parceria firmada nesta data.

O evento foi prestigiado pelos vice-presidentes do CRCSP Marcia Ruiz Alcazar (Administração e Finanças), José Donizete Valentina (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Neusa Prone Teixeira da Silva (Registro), além de conselheiros e delegados da casa. Representantes de outras entidades contábeis estavam presentes também.