Outubro Rosa: CRCSP participa da campanha de prevenção ao câncer de mama

Publicado em 4/10/2021

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama e o CRCSP mais uma vez adere à Campanha Outubro Rosa, com a iluminação da sede do Conselho com a cor rosa, para chamar a atenção para a campanha, atividades voltadas ao tema e outras ações de conscientizar sobre a importância da prevenção e do exame periódico.

O Outubro Rosa é um movimento criado em 1997, nos Estados Unidos, e adotado internacionalmente para alertar a população sobre os perigos do câncer de mama e difundir informações que auxiliem no combate à doença. O símbolo da campanha é um laço rosa, distribuído originalmente na primeira corrida pela cura do câncer de mama, em 1990.

No Brasil, diversas empresas, órgãos públicos e entidades aderem à campanha, iluminando suas instalações. O CRCSP todos os anos participa da campanha e a Comissão CRCSP Mulher organiza ações de conscientização e apoio a instituições de apoio a pacientes com câncer.

“É importante que todos, homens e mulheres, participem das nossas atividades e acompanhem nosso portal, nossas redes sociais e o blog da Comissão CRCSP Mulher, pois divulgaremos uma série de informações importantes sobre o câncer de mama. Vamos juntos vencer esta doença!”, destaca a coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Flávia Augusto.

O câncer de mama é a doença oncológica que mais afeta as mulheres. Em 2020, foram identificadas 2,3 milhões de casos da doença no mundo, totalizando 24,5% das ocorrências de câncer em mulheres, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) preveem 66 mil novos casos em 2021. Homens também podem ser acometidos pelo câncer de mama, apesar de a doença atingir principalmente o gênero feminino.

Mas apesar dos perigos do câncer de mama, é possível vencer a doença e a principal forma de enfrentá-la é realizar periodicamente exames de rotina. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de sucesso do tratamento. Dados do Inca apontam que a mortalidade pode ser reduzida em até 95% se a doença for identificada em seus estágios iniciais.

O câncer de mama caracteriza-se por um crescimento desordenado das células mamárias e um dos sintomas da doença é o surgimento de nódulos nos seios. Entretanto, os nódulos podem não ser perceptíveis nos estágios iniciais, motivo pelo qual o exame periódico é fundamental.

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção, entre elas manter uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividades físicas e hábitos saudáveis, como não fumar ou ingerir bebida alcoólica em excesso.