Roadshow Contábil em Ribeirão Preto, Franca e Barretos leva conhecimento a todo o Estado de São Paulo

Publicado em 7/10/2021

O CRCSP e as Entidades Contábeis continuam a levar os profissionais da contabilidade em uma viagem pelo conhecimento, com o Roadshow Contábil. A atividade, que traz o lema “Contabilidade além da Tecnologia: Explorando Mercados para o Sucesso dos Negócios”, chegou nesta quarta edição às cidades de Ribeirão Preto, Franca e Barretos, com três painéis técnicos, sobre alguns dos principais temas da atualidade e transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, fizeram a abertura do Roadshow e destacaram a crescente importância da Contabilidade para os negócios e a qualidade dos temas da programação do Roadshow.

“Os temas que serão abordados hoje tratam sobre inovações já presentes no dia-a-dia dos profissionais, mas com um olhar para o futuro da Contabilidade. Nos últimos meses a profissão contábil deu um salto quântico e estamos cada vez mais presentes na gestão dos negócios, mas não podemos perder de vista as mudanças que ainda poderão ocorrer, motivo pelo qual a atualização constante é tão necessária”, destacou o presidente.

Donizete falou também sobre o apoio do CRCSP ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, e fez um convite a todos para que façam suas inscrições na 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) e 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Perícia, Informações e Pesquisas (CONESCAP), que irão ocorrer de 14 a 16 de fevereiro, com mais dois dias de CONVECON online e gratuita em 17 e 18 de fevereiro de 2022.

O vice-presidente de Registro também fez um convite para que todos participem da próxima exposição artística e apresentação musical que ocorrerão em 15 de outubro, às 15h, no Espaço Cultural CRCSP, na sede do Conselho.

Os conselheiros do CRCSP Paulo César Adorno e Teresinha da Silva foram os moderadores do Roadshow Contábil em Ribeirão Preto, Franca e Barretos e fizeram a apresentação dos painelistas e moderadores.

Ribeirão Preto

Painel 1

Planejamento Tributário: Essencial para os Negócios

Após a abertura, foi realizado o primeiro painel técnico da tarde, que teve início com a exibição de um vídeo sobre a cidade de Ribeirão Preto, seus atrativos turísticos e sobre o ambiente de negócios do município.

O conceito de planejamento tributário, as diferentes modalidades de tributação das Pessoas Jurídicas no Brasil, a remuneração através de juros sobre o capital próprio e as alterações que poderão ocorrer na legislação tributária através do Projeto de Lei n.º 2.337/2021 foram os principais tópicos do primeiro painel, que foi apresentado pelo mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica Arnóbio Neto Araújo Durães, com mediação do conselheiro do CRCSP Renato Prone Teixeira da Silva.

A presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto (Aescon-RP), Ana Lúcia Corsino Picão, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto (Sicorp), Moisés de Souza Andrade, e o delegado representante do CRCSP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha, foram os convidados do primeiro painel e contribuíram para o debate com observações e perguntas ao palestrante.

Franca

Painel 2

Blockchain, Criptoativos e Bitcoin. Como Tudo Isso é Visto pela Contabilidade?

O segundo painel do Roadshow Contábil teve como palestrantes o contador e pós-graduado em Gerência Financeira e Controladoria, Felipe Roberto de Miranda, e o contador e perito da Justiça do Trabalho, Onofre Junqueira Júnior.

Blockchain, segundo Felipe Miranda, funciona como um grande livro-caixa público, em que são registradas todas as transações, de forma rápida e segura. “Como ciência social, a Contabilidade não pode ignorar a existência do blockchain, dos criptoativos e bitcoin”.

Os criptoativos são ativos virtuais, protegidos por criptografia, presentes exclusivamente em registros digitais, cujas operações são executadas e armazenadas em uma rede de computadores, segundo explicou Onofre Junqueira.

“Esses ativos surgiram com a intenção de permitir que indivíduos ou empresas efetuem pagamentos ou transferências financeiras eletrônicas diretamente a outros indivíduos ou empresas, sem a necessidade da intermediação de uma instituição financeira. Tal propósito serviria - inclusive - para pagamentos ou transferências internacionais”, disse Onofre.

O bitcoin, criado em 2008 por Satoshi Nakamoto, é um dos tipos de criptomoedas, ao lado da ethereum e da XRP. Ambos os painelistas enfatizaram que estamos vivenciando uma nova era, não um modismo.

O contador deve ficar atento porque esse modelo digital gerou a Instrução Normativa n.º 1.888/2019, da Receita Federal do Brasil que “institui e disciplina a obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB)”.

“A Contabilidade caminha a passos largos e chegará o dia que teremos um grande livro onde serão colocadas, em tempo real, todas as operações realizadas no mundo”, enfatizou Onofre Junqueira.

O moderador deste painel foi o conselheiro William Peterson de Andrade e estavam presentes como convidados o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Franca, Donício Cruz Antunes, o diretor Regional do Sescon-SP em Franca, Márcio Antônio Martins de Lima, e a delegada representante do CRCSP em Franca, Cristina Lúcia Bastianini.

Barretos

Painel 3

Nova Tributação de Distribuição de Lucros

A terceira parada do Roadshow Contábil foi em Barretos e tratou sobre as mudanças nas regras para a tributação de lucros e dividendos propostas pelo Projeto de Lei n.º 9.636/2018 e pelas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) n.º 45/2019 e n.º 110/2019, em tramitação no Congresso.

O tema foi apresentado pelo especialista em Controladoria e Auditoria Marcos Antônio Pelizer e pelo especialista em Controladoria, Auditoria e Tributos Wagner Mendes. O conselheiro do CRCSP José Augusto Picão foi o moderador do painel.

Os palestrantes iniciaram a apresentação com um breve resumo sobre o sistema tributário brasileiro, as diversas propostas de reforma tributária apresentadas e as mudanças trazidas pelo Projeto de Lei n.º 2.337/2021, que altera a legislação do Imposto de Renda e que, caso aprovada, deverá entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022.

Ao final do terceiro painel, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Araraquara, Ronaldo Paganini de Oliveira, e os delegados representantes do CRCSP em Barretos, João Paulo Penha, participaram como convidados do painel e fizeram perguntas aos palestrantes sobre o tema.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, fez o encerramento do Roadshow Contábil e destacou que o CRCSP busca sempre levar aos profissionais assuntos pertinentes a todos os segmentos da profissão contábil.

“É necessário que nós, profissionais contábeis, estejamos preparados para as mudanças que possam ocorrer para orientar devidamente nossos clientes. E o Roadshow Contábil cumpre com maestria o objetivo de levar informações relevantes aos profissionais”, destacou Maion.

O Roadshow Contábil de Ribeirão Preto, Franca e Barretos pode ser conferido na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.

Próximas paradas

As próximas cidades a receberem a caravana do Roadshow Contábil em 2021 são:

Inscreva-se

Confira todas as informações e faça sua inscrição para as próximas etapas do Roadshow Contábil no portal do CRCSP.