Plenária institucional do CRCSP tem representantes da contabilidade nacional e internacional

Publicado em 14/10/2021

Em 14 de outubro ocorreu mais uma reunião plenária institucional do CRCSP em 2021, com a participação de representantes de algumas das principais entidades contábeis do país e do mundo. Sétima sessão institucional do ano, a plenária foi transmitida ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, coordenou a sessão e destacou que as plenárias institucionais têm como objetivo trazer o profissional da contabilidade para dentro do CRCSP e apresentar os temas contábeis em destaque na atualidade. “Neste momento institucional, trazemos convidados que possuem um trabalho muito relevante para a profissão contábil no Brasil e no mundo, como forma de inserir os profissionais da contabilidade neste debate”, explicou Donizete.

A plenária contou com a presença do diretor do Grupo Latinoamericano de Emissores de Normas de Informação Financeira (Glenif) Winston Fernández; do vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Idésio da Silva Coelho Júnior, e dos presidentes do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS), Ana Tércia Lopes Rodrigues; da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva; do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima; da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos; do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri; da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento; da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Cristina Pelúcio Grecco, e da Anefac – Regional São Paulo, Carlos Aragaki.

Representando o CRCSP, também participaram da plenária institucional os vice-presidentes José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho Garcia (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro), os conselheiros da entidade e os diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo).

Após a abertura do presidente Donizete e das palavras de reflexão, proferidas pelo conselheiro William Peterson de Andrade, o diretor do Glenif Winston Fernández falou sobre o trabalho desenvolvido pelo organismo internacional, que apoia a convergência das normas contábeis dos países membros no processo de convergência aos padrões internacionais.

Fernández revelou que o Glenif tem atuado de forma significativa em questões relacionadas ao Relato Integrado e ressaltou a importância do tema da sustentabilidade no mundo e da participação dos profissionais da contabilidade neste debate.

O conselheiro do CRCSP e também diretor do Glenif José Luiz Ribeiro de Carvalho também destacou a importância do tema no mundo. “As questões relacionadas à sustentabilidade nas organizações constituem um desafio, mas também uma oportunidade para os profissionais da contabilidade”, apontou Carvalho.

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, fez um breve relato sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho Federal de Contabilidade nos últimos anos no processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade aos padrões internacionais.

“Colocaremos dez normas em audiência pública agora em novembro, encerrando um ciclo de convergência de todas as normas brasileiras nestes quatro anos em que estive à frente da Vice-Presidência Técnica. E durante todo o tempo, contei com o apoio irrestrito do CRCSP e da classe contábil paulista”, agradeceu Idésio, que convidou os profissionais da contabilidade a participarem ativamente das audiências públicas, no portal do CFC.

A seguir, a presidente do CRCRS, Ana Tércia Lopes Rodrigues, realizou a apresentação do trabalho realizado pelo Conselho gaúcho. “Os Conselhos Regionais de Contabilidade do Rio Grande do Sul e de São Paulo possuem uma parceria de longa data. Somos muito próximos, com o compartilhamento constante de informações e ideias. Isto faz nosso sistema contábil forte e atuante”, ressaltou a presidente do CRCRS.

Ana Tércia destacou também o trabalho das entidades contábeis na organização da XVIII Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, que acontecerá de 19 a 21 de outubro de 2021 e que, neste ano, ocorrerá em conjunto com a XXXIV Conferência Interamericana de Contabilidade, evento promovido pela Associação Interamericana de Contabilidade (AIC).

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, apresentou na sequência um relato sobre a história da Academia e anunciou que o CRCSP, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a APC e as outras 21 Academias de Contabilidade do país irão realizar, em 5 de novembro de 2021, um evento conjunto, com muitas novidades para a profissão.

Após a apresentação dos representantes das entidades, a coordenadora da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Angela Zechinelli Alonso, e o coordenador da III Câmara de Fiscalização do CRCSP, Márcio Lério da Silva, realizaram apresentações sobre o trabalho desenvolvido, os resultados e metas de suas respectivas pastas.

Encerrando a plenária institucional, foram aprovadas as atas regimentais do Conselho e foram apresentadas, pelo vice-presidente do CRCSP Marcelo Roberto Monello, informações sobre a programação da 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2022, em conjunto com a 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), e gratuitamente, na modalidade online, nos dias 17 e 18 de fevereiro. As inscrições para a 27ª CONVECON já podem ser feitas no portal do CRCSP.

“A realização da CONVECON é um trabalho conjunto das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, capitaneada pelo Instituto Paulista de Contabilidade (IPC). Esta é a primeira edição online e gratuita, demonstrando nosso compromisso com a difusão do conhecimento”, destacou o presidente Donizete após a apresentação, concluindo a sessão.