CFC revisa normas para micro e pequenas empresas e discute tema no 15º Circuito Técnico

Publicado em 15/10/2021

A 15ª edição do Circuito Técnico, realizada nesta quarta-feira (13), discutiu duas minutas de Normas Brasileiras de Contabilidade que tratam das regras para micro e pequenas empresas. As propostas intituladas NBC TG 1001, voltada às pequenas empresas, e a NBC TG 1002, relacionada às microempresas, foram minutadas com o objetivo de simplificar as normas dirigidas a esse conjunto de entidades.

Ao iniciar as discussões dessa edição, a conselheira do CFC e coordenadora do projeto Circuito Técnico, Ticiane Lima, ressaltou a importância da participação da classe contábil no aprimoramento das referidas propostas que estão em disponíveis no link https://cfc.org.br/tecnica/audiencia-publica/ e que receberão sugestões do público até o dia 28 deste mês. “Melhorando a norma você está melhorando sua vida profissional, você está melhorando seu fazer contábil”, afirmou.

Na sequência a conselheira do CFC e moderadora do painel, Ângela Dantas, parabenizou o trabalho desenvolvido pelo grupo técnico de trabalho do CFC que organizou as recomendações ora em consulta.  “Essa norma foi capitaneada pelo CFC, que contou com o trabalho do grupo técnico, procurando trazer algo mais simplificado onde nós contadores vamos conseguir aplicar uma contabilidade real, oficial”, disse.

O vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho, que acompanhou as discussões do 15º Circuito Técnico, também parabenizou a iniciativa do grupo em revisar as normas para essas empresas e propor regras mais propícias ao conjunto.

“Quero agradecer o professor Fábio Moraes da Costa e o professor Eliseu Martins que fizeram um trabalho excelente mapiando aquilo que era de fato importante dentro dessas duas normas. Eu acho que a gente vai entregar uma solução de valor para a comunidade, para a sociedade brasileira, vai melhorar e facilitar a adoção das normas para companhias que são muito pequenas. Era um grande anseio, era uma grande demanda de toda a coletividade porque nós temos milhões de empresas que são muito pequenas e que careciam de uma orientação ao mesmo tempo que fosse robusta, mas também simples em se adotar”, ponderou.

Em seguida, as proposições foram apresentadas e debatidas pelo coordenador do grupo técnico de trabalho do CFC, o professor Eliseu Martins, e pelo membro do grupo técnico de trabalho do CFC, professor Fábio Moraes. 

A previsão é que as minutas discutidas no projeto Circuito Técnico e apresentadas em consulta pública no site do CFC sejam aprovadas até o final deste ano e entrem em vigor em 2022, prazo considerado pelos especialistas razoável para os ajustes necessários. A íntegra da 15ª edição do Circuito Técnico: Normas para micro e pequenas empresas pode ser acessado pelo link https://youtu.be/gtBi7rHkB9E.

Fonte: CFC ( Conselho Federal de Contabilidade)