Podcast discute como déficit em educação financeira potencializou mazelas da pandemia

Publicado em 15/10/2021

Apenas 28% dos brasileiros declaram ter poupado algum dinheiro nos últimos 12 meses, o 14.º pior índice do mundo, segundo o Banco Mundial; podcast do CRCSP recebe Bruno Salotti, mestre e doutor em Contabilidade pela USP e autor do canal Contabilidade Financeira no YouTube

No Brasil, a educação financeira ainda está longe de alcançar um patamar considerado necessário, especialmente quando comparada com a situação em países mais desenvolvidos. Assim, adultos sem educação financeira têm grandes chances de se endividar das mais diversas maneiras: cheque especial, cartão de crédito, boletos bancários, entre outros, principalmente durante um período de recessão econômica.

As causas e efeitos da falta de educação financeira na vida dos brasileiros, principalmente dentro do contexto da pandemia, são o tema do podcast “Contabilidade: essencial hoje, amanhã e sempre”, do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), que vai ao ar mensalmente, trazendo os desafios, oportunidades e os grandes experts da área de contabilidade. O contador e professor Bruno Meirelles Salotti, mestre e doutor em Contabilidade pela USP e autor do canal Contabilidade Financeira no YouTube, é o entrevistado desta edição.

"O investimento em educação é fundamental. Quanto mais conhecimento a pessoa adquire, seja por meio de cursos de curta ou longa duração, ou até mesmo por meio de materiais gratuitos, mais ela tende a melhorar de vida, passando a ter condições de tomar melhores decisões no futuro. Contudo, é importante não apenas conhecer os conceitos da área financeira, mas torná-los práticos, tirá-los do papel e aplicá-los na sua vida", diz Bruno Salotti.

Segundo o Índice de Saúde Financeira do Brasileiro (I-SFB) criado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em conjunto com o Banco Central, quase a metade da população do país corre o risco de atingir uma situação financeira crítica: endividamento crônico ou falta de controle financeiro. E outros 10,1% encontram-se com o equilíbrio financeiro no limite, com pouco espaço para erro.

O podcast do CRCSP vai ao ar mensalmente com os principais desafios e oportunidades da área contábil. O programa está disponível no Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts, RadioPublic, Pocket Casts, Breaker e no portal do CRCSP (www.crcsp.org.br).