Pintura, Samba e Solidariedade na inauguração da nova apresentação no Espaço Cultural

Publicado em 15/10/2021

O Espaço Cultural CRCSP recebeu em 15 de outubro de 2021 uma nova exposição de arte. A mostra “A fantasia de Fernanda Rodante na busca de espetáculos passados”, da artista plástica Fernanda Rodante, foi inaugurada com o show ao vivo “Na Trilha do Samba”, de Tânia Borges, Roberto Tito e Wagner Pereira, na página do CRCSP no Facebook.

A live de abertura da nova exposição contou com a participação do presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, do vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, dos conselheiros Rosângela Maria da Costa Menezes, Angela Zechinelli Alonso e Valmir Leôncio da Silva, das artistas Fernanda Rodante e Tânia Borges e do maestro Cláudio Portiolli, novo colaborador da Comissão CRCSP Cultural.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, destacou na abertura da apresentação o objetivo das atividades culturais no Conselho, de “levar um alento às pessoas, que especialmente neste momento, precisam que a alma seja iluminada através da arte”, ressaltou Donizete.

O presidente destacou ainda que a atividade cultural é uma realização conjunta com a Academia Paulista de Contabilidade (APC), organizada pela Comissão CRCSP Cultural e pelo Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH), e que nesta edição conta com o apoio das Comissões CRCSP Social e CRCSP Mulher.

“Além de ser uma atividade desenvolvida voluntariamente por conselheiros e colaboradores, as apresentações de arte no Espaço Cultural CRCSP realizam também um importante trabalho solidário. Vamos mostrar que nossa classe é unida e comprometida com a construção de um mundo melhor”, convidou o presidente Donizete. Este mês a apresentação irá arrecadar doações para a Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC), que podem ser feitas diretamente à entidade através da chave PIX 54963061000183.

O vice-presidente Mariano Amadio destacou a importância da atuação da Comissão CRCSP Cultural na promoção da arte e integração dos profissionais contábeis ao Conselho. Ele também anunciou a oficialização do maestro Claudio Portioli como colaborador da Comissão.

Mariano também convidou os profissionais e estudantes da área contábil que desenvolvem alguma atividade artística a participarem da campanha do CRCSP “Mostre o seu Talento”. Os trabalhos enviados podem ser selecionados para participarem das próximas atividades culturais do CRCSP.

Fernanda falou um pouco sobre sua história nas artes plásticas, das primeiras inspirações à consolidação da carreira, com trabalhos reconhecidos e premiados. “Eu desenho desde criança e quando fiz 21 anos eu comecei a pintar com tintas e foi o início da minha paixão. Caminhei por 26 anos na pintura até chegar neste exato momento com vocês”, explicou a artista.

Sobre a inspiração para suas obras, Fernanda destacou que sua arte tem como proposta despertar um estado de espírito positivo no público. "Eu acredito que a pintura possui o poder de levar as pessoas a outro estado de consciência. Por isto, eu busco nas minhas obras recriar a realidade, muitas vezes com elementos que remetem a outras formas de expressão artística. Este poder transformador da arte, em sua tentativa de recriar a realidade, me fascina muito”, explicou a pintora.

A conselheira Angela Alonso realizou a apresentação da cantora e sambista Tânia Borges, destacando sua história como cantora, desde seu início no Coral CantAfro, especializado em músicas de inspiração africana e brasileira, sua especialização na faculdade de música e no curso de capacitação para professores de canto e sua carreira de 20 anos, com participação em diversos projetos musicais.

“Agradeço ao CRCSP pelo convite para participar mais uma vez da abertura da exposição cultural. Eu vou apresentar com dois grandes amigos músicos, o Roberto Tito e o Wagner Pereira, alguns clássicos do samba e espero que todos gostem”, destacou Tânia.

Em formato híbrido, a exposição “A fantasia de Fernanda Rodante na busca de espetáculos passados” pode ser conferida presencialmente no Espaço Cultural CRCSP, na sede da entidade, em São Paulo, na Rua Rosa e Silva, 60 – Higienópolis, ou na galeria virtual do portal do CRCSP.