CPC busca opiniões para responder ao projeto ‘Disclosure Initiatives’ do Iasb

Publicado em 25/10/2021

CPC busca opiniões para responder ao projeto ‘Disclosure Initiatives’ do Iasb

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) está preparando a carta-comentário com resposta à consulta pública do International Accounting Standards Board (Iasb), sobre o projeto Disclosure Initiatives, e, para melhor embasar o documento, está buscando opiniões de entidades e de profissionais que atuam no mercado. Para participar, basta responder ao questionário on-line.

O projeto

O Iasb, organismo emissor das normas International Financial Reporting Standards (IFRS), divulgou documento de consulta com uma proposta para o desenvolvimento de requisitos de divulgação nas IFRS e novos requisitos de divulgação para as normas sobre mensuração do valor justo (IFRS 13) e benefícios a empregados (IAS 19). Essas propostas permitiriam às empresas aprimorar seu julgamento e reduzir as informações irrelevantes, provendo aos investidores informações mais úteis para sua análise e tomada de decisão.

O projeto surgiu da visão do Iasb de que as notas explicativas, tipicamente, incluem muita informação irrelevante e informação divulgada de forma ineficaz. Em parte, isso seria causado porque a elaboração de demonstrações financeiras estaria sendo vista como um exercício de compliance sujeito à aplicação de um checklist, ao invés de ser vista como uma comunicação efetiva com os usuários dessas demonstrações.

Dessa forma, a nova abordagem proposta pelo International Accounting Standards Board busca: aumentar o envolvimento dos investidores para garantir que o Iasb tenha um entendimento profundo das suas necessidades de informação e explique claramente essas necessidades nas normas IFRS; dar maior destaque aos objetivos de divulgações, exigindo que as empresas apliquem julgamentos e forneçam informações para atender às necessidades descritas dos investidores; e minimizar os requisitos de divulgação de itens específicos de informações, ajudando as entidades a se concentrarem apenas na divulgação de informações materiais.

Exposure Draft

Para conhecer a íntegra do documento, com as observações do Iasb e as respectivas bases para conclusões, acesse a página do projeto: https://www.ifrs.org/projects/work-plan/standards-level-review-of-disclosures/exposure-draft-and-comment-letters/

Fonte: CFC ( Conselho Federal de Contabilidade).