CRCSP e Apejesp realizam primeiro dia da Maratona para Peritos

Publicado em 27/10/2021

Ocorreu em 27 de outubro de 2021 a abertura da Maratona para Peritos, evento realizado pelo CRCSP e pela Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp) com três dias de programação, em 27, 28 e 29 de outubro, e 14 painéis técnicos, transmitidos ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

Os presidentes do CRCSP, José Donizete Valentina, e da Apejesp, José Vanderlei Masson dos Santos, realizaram a abertura do evento e destacaram a importância da atividade conjunta, que visa levar conhecimento e atualização aos profissionais contábeis sobre a área da perícia e arbitragem.

“Estamos fechando o ano com esta grande atividade que explora temas voltados às novas normas contábeis para a nossa área de atuação e o entendimento do Poder Judiciário sobre o papel do perito contador e do assistente técnico”, explicou o presidente da Apejesp.

“Esta união entre o CRCSP e a Apejesp traz aos profissionais conhecimento e atualização e a oportunidade para que mais profissionais possam atuar neste importante segmento da Contabilidade”, destacou Donizete, que também fez um convite ao público para que se inscrevam na 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON), que acontecerá de 14 a 18 de fevereiro de 2022, com atividades online e gratuitas para os profissionais. As inscrições para a 27ª CONVECON estão abertas e podem ser feitas no portal do CRCSP.

O atual presidente do Conselho Deliberativo da Apejesp e presidente da entidade na gestão 2016-2019, Paschoal Rizzi Naddeo, participou da abertura e parabenizou o CRCSP e a Apejesp pela iniciativa. “Tenho certeza que será o melhor evento voltado à área de perícia e arbitragem, com painéis apresentados pelos melhores especialistas do mercado”, declarou Naddeo.

Após a abertura, foram apresentados os painéis técnicos da Maratona para Peritos, em um dia inteiro de atividades.

Primeiro dia de maratona

O primeiro painel da maratona tratou sobre “Perícia Contábil e Tributária em Ambiente Sped”. O tema foi apresentado pelo MBA em Auditoria e Perícia e especialista em Sped Angelo Márcio Leandro da Costa. O conselheiro Marcelo Viaro Berloffa foi o moderador do painel, que teve como convidado especial o delegado representante do CRCSP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha.

Apresentado pelo presidente do CRCSP na gestão 2012-2013 e especialista em Compliance, Luiz Fernando Nóbrega, o segundo painel abordou o tema “A Conformidade da Perícia”. O vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio, e a conselheira Angela Zechinelli Alonso fizeram a mediação do painel, realizado com o apoio da Academia Paulista de Contabilidade (APC). O presidente do CRCSP na gestão 1998-1999 e atual primeiro secretário da APC, Irineu De Mula, foi o convidado especial da atividade.

Para falar sobre “Perícia Contábil Tributária com Ênfase nos Fóruns de Fazenda Pública de São Paulo”, o CRCSP e a Apejesp trouxeram a perita e mestra em Ciências Contábeis Fabíola D’Agostini Peleias. Realizado com apoio da Comissão CRCSP Mulher, o painel teve como moderadora a coordenadora da Comissão, Flávia Augusto, e como convidada a delegada representante do Conselho em Bebedouro, Patrícia Izabela Aparecida Somer.

O quarto painel tratou sobre a “Estrutura do Trabalho Pericial” e foi apresentado pelo perito do juízo e perito assistente técnico Adriel Mota Ziesemer. Os moderadores foram os conselheiros Breno Acimar Pacheco Correa e Suely Gualano Bossa Serrati.

O especialista em Recuperação de Empresas Eduardo Donizete Boniolo e o perito judicial Júlio César Teixeira de Siqueira foram os palestrantes do quinto painel e falaram sobre “A Contabilidade no Pedido de Recuperação Judicial”. A moderação foi realizada pelo conselheiro do CRCSP Marcelo de Almeida Prado e a delegada representante do Conselho em Cajamar, Regiane Cristina Soares Naves, foi a convidada especial do painel.

Encerrando o primeiro dia da Maratona Contábil, a pesquisadora do Centro Educacional BSSP Lieda Amaral ministrou o tema “O Uso da Tecnologia no Trabalho do Perito (Cases)”. O painel foi realizado com o apoio da Comissão CRCSP Mulher e teve como moderadoras a conselheira do CRCSP Márcia de Souza Montanholi e a perita contábil Andreia Jesus.

A Maratona para Peritos continua nos dias 28 e 29 de outubro e ainda dá tempo de participar! Confira os próximos temas da programação e faça sua inscrição no portal do CRCSP.