Contadores recebem Carteiras de Identidade Profissional em solenidade no CRCSP

Publicado em 28/9/2016

Em 28 de setembro de 2016, 128 contadores receberam suas Carteiras de Identidade Profissional, documento que os habilita ao exercício pleno da profissão. A 84ª solenidade de entrega de carteiras do CRCSP foi realizada no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho.

A vice-presidente de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva, realizou a abertura da cerimônia e destacou que a obtenção do documento profissional é um divisor de águas na carreira. “A partir do registro, as portas da oportunidade se abrem. Vocês passarão a exercer, de fato, a profissão”. Ela também convidou os presentes a realizar as atividades de Educação Profissional Continuada e a participar das entidades contábeis.

O vice-presidente de Registro na gestão 2014-2015, Celso Carlos Fernandes, foi o paraninfo da turma. Ele também falou sobre a importância do registro e deu orientações para a carreira que se inicia. “Nós do CRCSP temos uma preocupação muito grande com a qualidade e com a valorização da atividade contábil. Vocês entram na profissão em um momento em que ela é muito bem conceituada perante a sociedade, graças às Normas Brasileiras de Contabilidade e ao Exame de Suficiência”.

Os contadores proferiram então o juramento do profissional da contabilidade, que foi lido pelo contador Alexandre Marzagão Neto e acompanhado por todos. Após o juramento, os contadores receberam suas carteiras, entregues pela vice-presidente Neusa, pelo paraninfo, pelos conselheiros Ana Maria Costa, João Edison Deméo, Márcio Lério da Silva, Roberto Yoshio Kuabata e Yae Okada e pelo diretor-secretário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Francisco Montóia Rocha. A diretora operacional do CRCSP, Verônica Moreira Nunes, também estava presente.

No encerramento da solenidade, a vice-presidente Neusa entregou um diploma de mérito e gratidão ao paraninfo, homenageando-o por sua participação. Ela declarou também ser uma honra sucedê-lo na Vice-Presidência de Registro e poder dar continuidade ao trabalho de sua gestão.

Após a cerimônia, o Sindcont-SP e as empresas Airton Fotos, E-Continuada, Qualicorp, Sage, Serasa Experian e Trevisan Escola de Negócios, patrocinadores do evento, sortearam brindes aos participantes.

Final de um ciclo

“Esta é uma grande etapa cumprida”, destacou Alexandre Marzagão Neto após receber sua carteira. Apesar de atuar na área contábil há 18 anos, ele ainda não havia obtido o registro em CRC. Neste meio tempo, especializou-se em controladoria, fez intercâmbio na Austrália, onde obteve o registro no CPA (Certified Practising Accountants– Contadores Certificados em Exercício, em tradução livre), entidade australiana de registro dos profissionais contábeis, e viajou por diversos países.

Alexandre destacou, no entanto, que sentia a necessidade de obter o registro profissional no Brasil e regularizar sua situação. Agora, com o registro em mãos, ele aproveita para avaliar os benefícios que a profissão lhe trouxe: “ter escolhido Ciências Contábeis me ajudou muito. Eu entrei solteiro na faculdade e saí casado. Hoje eu tenho dois filhos, construí minha carreira e conheci diversos países, tudo graças à Contabilidade”.

Confira a galeria de fotos da solenidade.