Roadshow contábil: penúltima parada em Jundiaí, Atibaia e Itatiba

Publicado em 10/11/2021

Em sua penúltima edição, o Roadshow Contábil esteve, em 10 de novembro de 2021, nas cidades de Jundiaí, Atibaia e Itatiba. Sob o lema “Contabilidade além da Tecnologia: Explorando Mercados para o Sucesso dos Negócios”, o evento foi apresentado pelos conselheiros Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva e Hamilton Ubirajara Meneghel.

Com três painéis técnicos e informações relevantes sobre as atividades econômicas e o ambiente de negócios das cidades participantes, o Roadshow Contábil começou no dia 10 de agosto de 2021 em três cidades - Guarulhos, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba.A segunda parada aconteceu em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí no dia 24 de agosto. A terceira, em 29 de setembro, aconteceu em São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga. Em 7 de outubro foi a vez de Ribeirão Preto, Franca e Barretos.

O evento, que promove uma viagem virtual pelo conhecimento contábil e do ambiente de negócios em todas as regiões do Estado de São Paulo tem transmissão ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, abriu o Roadshow em Jundiaí, dando as boas-vindas para todos os participantes. “Este evento é um sucesso pelos temas que estão sendo abordados”, disse Donizete. “Hoje não é diferente, os assuntos são muito importantes, bastante atuais e impactam no nosso trabalho”.

Presente também no evento, o vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio, desejou sucesso e deu suas boas-vindas a todos.

Jundiaí

Painel 1

Empreendedorismo Tributário: Práticas x Crenças Estabelecidas

O auditor tributário Edgar Madruga Teixeira Júnior foi o primeiro painelista do dia. Empreender, como ele afirmou, é se adaptar aos cenários que surgem, aos novos tempos que foram acelerados pela pandemia. “O universo tributário vive ruptura dos processos – o que gera valor ao empresário como nosso contratante”, disse Edgar. Segundo ele, as informações tributárias e trabalhistas são os principais produtos gerados para a contabilidade.

O painelista lembrou que há 18 anos, quando começou a implantação do Sped, as informações também começavam a ser digitalizadas. Era um mundo diferente, onde não havia encontros online, como o de hoje. Atualmente, o Fisco usa a autorregularização e o contribuinte corrige as informações e entra mais dinheiro mais rápido para o Fisco, que também usa poucos auditores.

“O contador precisa se reinventar”, insistiu Edgar. “Deve aproveitar a oportunidade e assumir serviços tributários, como a gestão de riscos e o planejamento tributários – necessários nas empresas de todo o mundo, e a invenção brasileira – a interpretação tributária, conseguida por meio de monitoramentos.”

“Quem chega primeiro, bebe água limpa”, ensinou o painelista. “Empresas de delivery de alimentos não emitem notas fiscais. Cabe ao contador alertar seu cliente para esse tipo de atitude”.

O painel foi moderado pelo conselheiro Roberson de Medeirose teve como convidados o delegado representante do CRCSP em Jundiaí, José Carlos Rodrigues, e a diretora do Sindcon-Campinas, Lilian Ricci Ghizzi.

Atibaia

Painel 2

ESG na Prática e Impacto na Contabilidade

O segundo painel do Roadshow Contábil tratou sobre “ESG na Prática e Impacto na Contabilidade”, tema apresentado pelo diretor de Desenvolvimento Profissional do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Renato Barbosa Postal, com moderação da conselheira do CRCSP Daisy Christine Hette Eastwood.

Antes do início da apresentação, foi exibido um vídeo com destaques da economia e pontos de destaque da cidade de Atibaia e, a seguir, Renato Postal apresentou um breve histórico do que é o ESG, sigla para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance, no original em inglês) e sua importância para os negócios no mundo contemporâneo.

Postal explicou que o ESG não é um tema exatamente novo, pois começou a ser discutido em reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2005 e que, após a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) de Paris, em 2015, o assunto começou a ser discutido com a urgência e seriedade que deve ter.

Postal explicou que, gradualmente, as empresas e entidades começaram a se conscientizar sobre a importância do tema e se preocupar com a confiabilidade de seus produtos e serviços em temas ambientais, sociais e na promoção da governança em suas gestões.

“Começou-se a perceber que é sim importante gerar lucro, mas com responsabilidade e um olhar diferenciado para estas questões, que podem afetar, inclusive, a sobrevivência das organizações”, destacou o palestrante.

Renato Postal ressaltou a importância da ação organizada para tratar os temas e que o profissional da contabilidade deve atuar efetivamente, tanto na orientação à gestão como na elaboração dos relatórios não financeiros, como o Relato Integrado.

“É essencial que as organizações ajam neste sentido, seja por ações mais simples ou complexas, e que reportem à sociedade como elas geram valor e contribuem para a criação de um planeta mais sustentável e inclusivo para as pessoas”, concluiu o palestrante.

Após a apresentação, foi realizado um debate sobre o tema com o palestrante e a participação do delegado representante do CRCSP em Atibaia, Juliano Augusto Orsi de Araújo, e da diretora da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP) Ana Maria Galloro Laporta, convidados do painel.

“O ESG veio mesmo para ficar e os responsáveis pelas empresas precisam estar por dentro destes temas e de sua importância na atualidade. O CRCSP tem realizado um trabalho muito importante neste sentido, incentivando e levando informações sobre inclusão e outros temas de grande relevância”, complementou a conselheira Daisy ao final do segundo painel do Roadshow.

Itatiba

Painel 3

A Importância da LGPD e Opções de Implementação para os Contadores

Para o presidente do Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, com a aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Lei n.º 13.7092018, é preocupante a quantidade de soluções oferecidas pelo mercado. “Para cumprir a lei, é necessário um embasamento técnico e tomar cuidado para minimizar os riscos”, disse Lima.

Para o painelista, quem tem na sua empresa a aplicação da ISO 9001 – gestão da qualidade – cria com mais facilidade procedimentos para o funcionamento da empresa contábil. “A gestão da qualidade demanda um tempo, mas é necessário conhecer a rotina do escritório e combinar os aspectos técnicos, jurídicos, administrativos para cumprir a LGPD”.

O presidente do Sescon-SP acredita que é importante implantar padrões – da mesa limpa, do uso do rascunho no verso de uma impressão, ter arquivos com controle – de que forma sai, de que forma volta da empresa e ter controle da rastreabilidade dos documentos.

“Não é só a parte tecnológica que importa, é preciso estruturar todos os procedimentos, e, até mesmo para fotos e vídeos da empresa, ter o consentimento por escrito dos funcionários”. Para ele, às vezes vale o custo-benefício de contratar uma empresa ou um terceirizado para integrar os conhecimentos necessários.

Ao criar uma matriz de risco com procedimentos muito detalhados, minimizam-se os riscos, “mas o treinamento dos funcionários é extremamente necessário e ter tudo documento é uma questão de segurança”, segundo Lima.

Conhecendo as rotinas, seus procedimentos e cuidados pode dar ao empresário contábil a oportunidade de oferecer esse tipo de serviço ao seu cliente. “É um novo nicho de mercado para o contador”, comemora Lima.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, foi o moderador do último painel do Roadshow Contábil.

Participaram como convidados o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, o delegado representante do CRCSP em Itatiba, Guilherme Junji Sakai Uyhara de Sousa, e o diretor do Sescon-SP – Regional Jundiaí, Fernando Pietro Mango.

Próxima cidade a receber a caravana do CRCSP e das Entidades Contábeis

Santo André e São Bernardo do Campo, em 1º de dezembro.