Empoderamento feminino é tema do Encontro de Mulheres, na sede do CRCSP

Publicado em 18/11/2021

Ocorreu em 18 de novembro 2021, na sede do CRCSP, uma atividade especial sobre a importância do empoderamento feminino e da participação das mulheres em todos os espaços da sociedade. O Encontro de Mulheres reuniu conselheiras, delegadas e mulheres de destaque da profissão contábil em uma tarde de muita reflexão e autoconhecimento. A atividade foi organizada pela Comissão CRCSP Mulher, com apoio da Comissão CRCSP Cultural.

O encontro teve início com uma reunião na Biblioteca José Joaquim Boarin, da entidade, para discutir as próximas ações do Conselho para incentivar a equidade de gênero, entre outros temas.

Após a reunião interna, foi dado início à atividade no Teatro Professor Hilário Franco, com dinâmicas, palestra e a participação de convidados especiais. A coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Flávia Augusto, e a conselheira Teresinha da Silva, fizeram a abertura da atividade.

“É fundamental que incentivemos cada vez mais a presença feminina nos espaços públicos. Se uma mulher é forte, imagina qual é a força de todas as mulheres unidas”, declarou Flávia.

A abertura também contou com a presença da artista plástica Suzeli Blans, esposa do presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, que participou da organização do evento. Suzeli mencionou a alegria de poder realizar a atividade presencialmente na sede do Conselho. “Este é um momento para nos reencontrarmos após quase dois anos de pandemia e demonstrar que, independente dos desafios que surgirem, nós podemos superá-los”, afirmou Suzeli.

Após a abertura, foram realizadas dinâmicas com as participantes que reforçaram a força da mulher na sociedade e, a seguir, realizada a palestra “O Privilégio de Estar Vivo”, com a especialista em Gestão de Pessoas e Organizações Maria de Lurdes Zamora Damião.

Damião, que é palestrante e autora de diversos livros na área de liderança e comportamento, explicou que a ideia da apresentação surgiu após ela ter sido convidada para ser uma das coautoras do livro Sobre Ser: Histórias sobre Empatia, Autenticidade e Aceitação, no qual relata um pouco de sua história após perder seu filho.

“Eu tive que aprender a aceitar que minha vida continua e que estar viva é um privilégio”, declarou a palestrante, que falou sobre temas como aceitação, gratidão, proatividade e sobre a carga emocional que as mulheres enfrentam no mundo corporativo.

Após o painel, foi realizado o sorteio de dois exemplares do livro da autora e realizada mais uma dinâmica com as participantes, para demonstrar de forma prática que “lugar de mulher é onde ela quiser”.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, falou no encerramento da atividade e destacou a importância da presença feminina em todos os espaços, especialmente na área contábil e na gestão das empresas.

“Desde o início da nossa gestão, buscamos defender a igualdade para todos, independente de gênero, etnia, orientação sexual ou qualquer outra característica. É uma grande satisfação que nossa gestão tenha incentivado a presença feminina e de termos hoje um recorde de conselheiras e delegadas”, declarou o presidente.

Os vice-presidentes do CRCSP de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, e de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, o diretor Executivo, Claudio Rafael Bifi, a vice-presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Telma Tibério Gouveia, e o presidente do CRCSP na gestão 2014-2015, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, também participaram do Encontro.