Cenário pós-pandemia dá o tom à VIII Convenção Paraibana de Contabilidade

Publicado em 19/11/2021

O vice-presidente de Registro do CRCSP, Mariano Amadio, participou da abertura

Ao som da canção Asa Branca, interpretada pela violinista Belle Soares, teve início a VIII edição da Convenção Paraibana de Contabilidade, que aconteceu na noite dessa quinta-feira (18), no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).  Sob o lema “O papel da Contabilidade num cenário pós-pandemia: Oportunidades e Desafios”, o evento foi realizado no formato híbrido (presencial e virtual) e contou com mais de 400 profissionais.

“O lema escolhido para esta Convenção vai possibilitar uma rica discussão para os membros da nossa classe sobre o papel da contabilidade após a pandemia”, disse Zulmir Ivânio Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). “No auge da pandemia,  a importância e a essencialidade do profissional da contabilidade  na nossa sociedade tornaram-se bastante evidentes. Tivemos o reconhecimento da nossa importância pelo Poder Público, especialmente pelo suporte à economia do País”, relembrou Breda. Tal reconhecimento, segundo o presidente do CFC, foi percebido, essencialmente,  “no andamento dos negócios das empresas, quando atuamos em todas as frentes, apoiando sempre os micros e pequenos empresários e nos apropriando da tecnologia para isso”.

Para o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Paraíba (CRCPB), Brunno Sintonio, “nossa classe se tornou mais essencial do que nunca”, principalmente na retomada da economia do nosso País durante o período pandêmico.Snitonio ressaltou que toda a classe paraibana precisou se atualizar e se unir com outras entidades para zelar pelo  bom funcionamento das empresas, do mercado e do setor público. “Demonstramos à sociedade nossa essencialidade, com mais de 200 integrantes, que participaram ativamente para que esse evento pudesse acontecer”, ressaltou. O presidente do CRCPB evidenciou o trabalho dos membros do Regional e de todos os parceiros que apoiaram para que a classe contábil continuasse durante o período de pandemia recebendo capacitação por meio da educação profissional continuada, que, segundo ele, “uma das áreas mais exaltadas durante seu legado”.

“A tecnologia nos ajudou a tornar isso possível, assim como está nos ajudando a realizar esse tão sonhado evento. Deixo aqui o meu pesar pelos profissionais que perdemos durante a pandemia, mas estou grato pela participação de todos eles durante todos esses anos no fortalecimento da nossa classe”, ressaltou Brunno Sitonio.Estiveram presente, ainda, na mesa, José Carlos Fernandes, representando a Federação Brasileira de Contabilidade (FBC); Albecis Daniel Filhos, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Paraíba (Sescon-PB); Hamilton Sobral, delegado da Receita Federal da Paraíba; Marialvo Luareano Filho, secretário de Estado da Fazendo da Paraíba; e André Carlos Torres Pontes, representante do TCE-PB. 

Assista AQUI a abertura do evento.

Oportunidades e Desafios

Com o objetivo de  promover a educação continuada de  proporcionar conhecimentos sobre a Contabilidade para profissionais e estudantes da área contábil, a palestra magna contou com a presença do professor e pesquisador em Inovação e Economia Digital Gil Giardelli, que trouxe em sua apresentação temas como o conceito da Administração e das Empresas Ecossistemas da sociedade 5.0  e economia referente à inteligência artificial.

Giardelli levou aos presentes um panorama geral sobre o processo de automatização de processos em curso, com a criação de tecnologias capazes de alterar a forma como nos relacionamos com o mundo. Ele apresentou casos em que a tecnologia resolve problemas complexos, seja no meio ambiente, acessibilidade, saúde e outros, trazendo bem-estar para a sociedade.

“Vivemos hoje uma nova era, na qual o físico e o digital se encontram. Mas um não substitui o outro, eles se complementam para a obtenção de resultados mais satisfatórios”, declarou Giardelli.

O especialista também rechaçou a ideia de que os avanços tecnológicos iriam criar desemprego generalizado. “Para cada vaga de emprego que se fecha por conta da modernização de processos, outras três oportunidades surgem. O que é necessário é promovermos educação e qualificação para as pessoas, para que possam fazer a transição neste mundo complexo”, alertou ele.

Programação

O evento acontecerá de 18 a 20 de novembro, com 24 horas de apresentação, com uma programação composta por grandes palestrantes da classe contábil.  Além disso, a Convenção estimulará a produção científica por meio da apresentação de trabalhos.

Acesse a Programação Completa AQUI.

Fonte: CFC - Thatyane Nardelli.