Presidente do CRCSP é homenageado em solenidade na Alesp

Publicado em 22/11/2021

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou em 22 de novembro de 2021, na sede da casa legislativa, uma sessão solene em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade. O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, representou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e foi um dos homenageados na solenidade, que contou também com um tributo póstumo ao ex-deputado e representante da classe contábil Hatiro Shimomoto. A solenidade também foi transmitida ao vivo no canal da Alesp no YouTube.

Comemorado em 25 de abril, o Dia do Profissional da Contabilidade foi celebrado em novembro por conta das restrições vigentes em abril à realização de solenidades na Assembleia. A sessão foi proposta pelo deputado estadual Walter Vicioni (MDB), que destacou na abertura sentir-se honrado por ser o proponente da homenagem aos profissionais contábeis, prestada há 11 anos pela Alesp.

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento, representou no ato as entidades contábeis do Estado de São Paulo e afirmou que a homenagem simboliza o reconhecimento da sociedade aos profissionais contábeis, “estes incansáveis guerreiros, que fazem o elo perfeito entre os empreendedores e os órgãos públicos”, declarou Chiomento.

Representando o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, o presidente do CRCSP ressaltou a relevância do profissional contábil em todos os momentos e especialmente durante a pandemia.

“Cada hospital, cada supermercado, farmácia ou restaurante, naquele momento de grave crise, teve o seu super-herói: o médico, o enfermeiro, o motorista, o mecânico, o cozinheiro, o atendente, o entregador. E cada uma das empresas teve seu atendimento garantido por outro super-herói: o profissional da contabilidade”, apontou o presidente do Conselho, que também homenageou Hatiro Shimomoto. Donizete lembrou que Hatiro foi conselheiro do CRCSP e que “deixou como herança uma história de contribuições para a profissão contábil e para toda a sociedade”.

O presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Sergio Approbato Machado Júnior, destacou que ao lado de cada empresa ou entidade sempre há um profissional da contabilidade envolvido.

“O Dia do Profissional da Contabilidade deveria ser o ano todo, porque sempre tem alguém que solicita nossos serviços. Nós ajudamos a muitas pessoas e atuamos sempre em favor do empreendedorismo e crescimento do País”, ressaltou Approbato, que também fez um convite aos participantes para que se inscrevam na 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo e 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Conescap), que ocorrerão de 14 a 16 de fevereiro de 2022, com mais dois dias de CONVECON, em 17 e 18 de fevereiro de 2022.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, também homenageou a profissão contábil e Hatiro Shimomoto, que foi presidente do Sescon-SP de 1975 a 1978, e reforçou o convite aos presentes para que se inscrevam na 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP, que está com inscrições abertas no site www.conescapconvecon.com.br.

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, e os vereadores da cidade de São Paulo Arnaldo Faria de Sá (PP) e Edir Sales (PSD) também discursaram na sessão solene e prestaram homenagens aos profissionais da contabilidade e a Hatiro Shimomoto.

Homenagens

Após os pronunciamentos da sessão, foi realizada uma homenagem póstuma a Hatiro Shimomoto, com a entrega de uma placa a seu filho, o presidente do Instituto Fenacon, Márcio Massao Shimomoto.

Márcio Shimomoto agradeceu o reconhecimento prestado a seu pai e falou brevemente sobre sua história, desde a chegada dos avós de Márcio do Japão, no navio Uruguay Maru à atuação de Hatiro nas entidades contábeis e no legislativo.

“Meu pai começou a estudar aos 12 anos e com muita dedicação se formou e especializou. Por este motivo ele sempre nos incentivou para que nos dedicássemos aos estudos. Ele também tinha muita gratidão por este país e acreditava que somente se pensássemos de forma coletiva e poderíamos progredir como nação. Foi por esta razão que ele decidiu seguir a carreira contábil e atuar nas entidades de classe e como deputado”, revelou Shimomoto.

Após o tributo póstumo a Hatiro, foi prestada uma homenagem aos profissionais da contabilidade, com a entrega de placas comemorativas aos representantes das entidades contábeis.

Os homenageados foram o presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, cuja placa foi recebida pelo presidente Donizete, e os presidentes da Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai, da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, do Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Pereira Lima Júnior, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, e da APC, Domingos Orestes Chiomento.

Os presidentes do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Campinas e Região (Sescon Campinas), Rodrigo Gonzalez, e da Associação dos Contadores Municipais de São Paulo, Francisco Ernane Ramalho Gomes, o chefe do departamento de Contadoria da Prefeitura de São Paulo, Emerson Onofre Pereira, o diretor Técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni, e o diretor Executivo do CRCSP, Claudio Rafael Bifi, também participaram da solenidade em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade.