Edição do Grande ABCD encerra viagem pelo conhecimento promovida pelo Roadshow Contábil

Publicado em 1/12/2021

Ocorreu em 1º de dezembro de 2021 a última parada do Roadshow Contábil, na região do Grande ABCD. Com o lema “Contabilidade além da Tecnologia: Explorando Mercados para o Sucesso dos Negócios”, o evento foi apresentado no canal do CRCSP no YouTube e contou com três painéis técnicos, sobre alguns dos principais temas contábeis da atualidade.

Em seis edições, o Roadshow Contábil trouxe mais de 20 painéis técnicos em sua programação, e juntos obtiveram mais de 25 mil visualizações no canal do CRCSP no YouTube.

A caravana do CRCSP também visitou as cidades de Guarulhos, Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, em 10 de agosto; São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, em 24 de agosto; São José do Rio Preto, Catanduva e Votuporanga, em 29 de setembro; Ribeirão Preto, Franca e Barretos, em 7 de outubro, e Jundiaí, Atibaia e Itatiba, em 10 de novembro.

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, realizou a abertura do Roadshow Contábil ABCD e destacou que esta foi uma das transmissões de grande destaque do CRCSP, com temas altamente relevantes para os profissionais da contabilidade de todas as regiões do Estado e de todos os segmentos.

“E não deixem de se inscrever para a 27ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (CONVECON) e 19ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP), que acontecerá de 14 a 18 de fevereiro de 2022 e está com as inscrições abertas”, lembrou o presidente do Conselho.

Também participaram da abertura do Roadshow Contábil o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, José Aparecido Maion, e as conselheiras Daisy Christine Hette Eastwood e Flávia Augusto, que destacaram a importância da Educação Profissional Continuada e reforçaram o convite aos profissionais para que participem da 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP.

“Visitem o site do evento, participem das atividades de pré-evento que já estão disponíveis e estejam conosco na 27ª CONVECON e 19ª CONESCAP, que está com uma programação realmente brilhante”, declarou Maion. Para participar da CONVECON, é necessário fazer o cadastro na plataforma Rede CONVECON.

As conselheiras do CRCSP Rosângela Maria da Costa Menezes e Juliana Aurora Franco fizeram a coordenação do Roadshow Contábil e apresentaram ao público os palestrantes e moderadores de cada painel.

São Bernardo do Campo

Painel 1

O Mercado da Consultoria Contábil na Recuperação de Créditos – Caso Prático do Simples Nacional

O primeiro painel técnico do Roadshow teve início com um vídeo sobre os destaques da cidade de São Bernardo do Campo nas áreas de negócios, turismo e prestação de serviços. Após o vídeo, a especialista Giovana Gubert Carrer apresentou o tema “O Mercado da Consultoria Contábil na Recuperação de Créditos – Caso Prático do Simples Nacional”. O conselheiro do CRCSP Níveson da Costa Garcia fez a moderação da atividade.

Giovana destacou que a consultoria tributária é um serviço prestado pelos profissionais da contabilidade que traz um retorno muito positivo para os negócios, especialmente para os de pequeno e médio portes.

As características dos pequenos negócios, os desafios da consultoria contábil e aspectos práticos deste segmento, como as diferenças na elaboração dos contratos de prestação de serviços contábeis e os de consultoria para recuperação de créditos foram alguns dos tópicos abordados pela palestrante no painel que trouxe o caso de uma empresa tributada pelo Simples que teve a compensação de créditos tributários indeferida para ilustrar o tema apresentado.

O diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) - Regional Grande ABC, Edmilson de Ataíde, o diretor Secretário do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Nobuya Yomura, e o delegado representante do CRCSP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, também participaram do primeiro painel do Roadshow.

Santo André

Painel 2

Encerramento do Exercício: Grandes Desafios para os Pequenos Gigantes

O painel 2 do Roadshow Contábil começou com a exibição de um vídeo sobre a cidade de Santo André e o que a municipalidade oferece para seus cidadãos.

Especialista em Contabilidade e Controladoria, o contador Antônio Wanderlan Pereira Saraiva iniciou o painel sobre “Encerramento do Exercício: Grandes Desafios para os Pequenos Gigantes” lembrando que o encerramento do exercício das empresas, sejam elas grandes ou pequenas, é feito a cada final de cada ano.

“O grande desafio”, pontuou Antônio Wanderlan, “é a documentação que vamos usar como base da apuração que faremos”. Por isso, o acompanhamento do escritório de contabilidade na correta apuração dos tributos e contribuições também é peça importante na apuração do resultado da empresa e facilita as demonstrações contábeis.

Se a empresa está enquadrada no Simples Nacional, MEI, lucro presumido ou lucro real as estratégias são as mesmas para que o contador consiga chegar ao fechamento do exercício – tudo depende das boas informações obtidas.

Será por meio das informações das demonstrações contábeis que a empresa vai conseguir analisar o lucro obtido e o retorno do capital investido. A informação contábil usada no encerramento do exercício servirá como fonte para a tomada de decisões para o próximo exercício.

A moderadora do painel 2 do Roadshow Contábil foi a conselheira Eliane Aparecida Maia.

Participaram como convidados o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Santo André, Celso Carlos da Silva, o delegado representante do CRCSP em Santo André, José Carlos Testa, e a diretora do Sescon-SP, Carla Álvares Chiomento.

São Caetano do Sul

Painel 3

Informações Gerenciais no Processo de Gestão: Lucro e Fluxo de Caixa como Indicadores de Desempenho

O último painel do Roadshow Contábil abordou o tema “Informações Gerenciais no Processo de Gestão: Lucro e Fluxo de Caixa como Indicadores de Desempenho” e foi apresentado pelo especialista Luciano Perrone, com moderação do conselheiro do CRCSP Wander Pinto. Antes da apresentação foi exibido um vídeo sobre as atrações e o ambiente de negócios no município de São Caetano do Sul.

Perrone iniciou o painel com uma reflexão sobre a relevância da Contabilidade e a responsabilidade que os profissionais contábeis possuem e falou sobre os principais relatórios contábeis, de acordo com os Pronunciamentos CPC 03, 09 e 26.

O palestrante explicou que só é possível falar sobre controladoria, contabilidade gerencial e outros temas estratégicos se a empresa possuir uma escrituração contábil de qualidade, com consistência nas informações.

“O desafio é não tratar os relatórios contábeis como obrigatórios, mas como desejáveis para empresas, de acordo com os benefícios estratégicos que eles trarão para a organização”, destacou o especialista.

Também participaram do painel as conselheiras do CRCSP Daisy Christine Hette Eastwood e Flávia Augusto, o diretor da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP) Christiano Martinello e os delegados representantes do CRCSP em São Caetano do Sul, Ulisses Celso Garcia Gonçalves, e em Diadema, Edvaldo Gonçalves do Nascimento.

Todas as edições do Roadshow Contábil podem ser conferidas na íntegra no canal do CRCSP no YouTube.