Com transmissão no canal do CRCSP no YouTube, Encontro das Academias Estaduais de Contabilidade reúne grandes nomes da área

Publicado em 3/12/2021

Representantes das Academias de Contabilidade de todo o país estiveram reunidos em 3 de dezembro de 2021 na sede do CRCSP, no Encontro das Academias Estaduais de Contabilidade. A atividade, realizada pela Academia Paulista de Contabilidade (APC), com apoio do CRCSP e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), foi transmitida ao vivo no canal do CRCSP no YouTube.

O presidente do CRCSP e vice-presidente da APC, José Donizete Valentina, destacou a relevante atuação das Academias para as Ciências Contábeis: “Nós temos que instigar o pensamento científico no nosso país e as academias possuem esse poder transformador”.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, apresentou os objetivos do encontro e agradeceu a todos que contribuíram para a realização da atividade: “É uma honra ter o Brasil do nosso lado, com Academias do Norte ao Sul. Vamos hoje galgar mais um degrau na disseminação do conhecimento técnico e científico das Ciências Contábeis”.

Os presidentes da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis, Jucileide Ferreira Leitão; da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis, Lidiane dos Santos Silva; da Academia de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul - Seccional Porto Alegre, Maria Ivanice Vendruscolo, e o vice-presidente da Academia Baiana de Ciências Contábeis, Wellington do Carmo Cruz compuseram a mesa diretora do Encontro e apresentaram um resumo sobre o trabalho desenvolvido pelas entidades que representam.

O acadêmico da APC Antoninho Marmo Trevisan, a diretora de Ensino e Pesquisa da Abracicon, Gardênia Maria Braga de Carvalho, participaram virtualmente do encontro e a conselheira do CRCSP e acadêmica Angela Zechinelli Alonso fez a moderação da atividade.

Também participaram os acadêmicos da APC Charles Barnsley Holland, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Clóvis Ailton Madeira, Edison Castilho, Gildo Freire de Araújo, Raul Corrêa da Silva, Sergio Prado de Mello, Sérgio Roberto Monello, Telma Tibério Gouveia e Valmir Leôncio da Silva.

Dez anos de Exame de Suficiência

Após a abertura, o conselheiro do CRCSP e acadêmico Alexandre Sanches Garcia apresentou o painel “Dez anos de Exame de Suficiência em Contabilidade: lições aprendidas e muitas tarefas ainda por fazer”, com a análise dos índices de aprovação e outras questões relacionadas à elaboração das questões e aplicação da prova.

Alexandre explicou que o Exame de Suficiência foi regulamentado em 2010 e a primeira prova realizada em 2011. “Neste período já conseguimos fazer um balanço destes dez anos e discutir as principais causas que interferem negativamente nos índices de aprovação”, declarou Garcia, que também apresentou dados sobre o ensino de Ciências Contábeis no país.

“O desenvolvimento da profissão contábil deve ser um trabalho conjunto entre o Sistema CFC/CRCs, instituições de ensino, professores e alunos. Sabemos das dificuldades que muitos alunos enfrentam e há iniciativas positivas no sentido de melhorá-las, mas há um caminho a ser trilhado ainda”, concluiu o palestrante.

Próximas ações e lançamento de novo livro da Academia

A seguir, os presidentes José Donizete Valentina e Domingos Orestes Chiomento falaram sobre as próximas ações do CRCSP e da Academia para a disseminação do conhecimento contábil.

Entre as próximas ações, Donizete destacou a realização, de 15 a 18 de fevereiro de 2022, da 27ª CONVECON, em conjunto com as Entidades Contábeis do Estado de São Paulo. “Participem! Pela primeira vez a CONVECON será inteiramente gratuita e online e trará muitos conteúdos relevantes para vocês”. Para participar da Convenção, é necessário fazer cadastro na plataforma Rede CONVECON.

Domingos Orestes Chiomento fez o lançamento do livro Pronunciamentos Contábeis e Tendências da Contabilidade, publicado pela Academia Paulista de Contabilidade e disponibilizado em versão e-book no site da entidade.

“Nada se faz sozinho. Neste livro, temos uma seleção de grandes notáveis da Contabilidade. Todos os coautores desta publicação deram sua contribuição para as Ciências Contábeis e estarão perpetuados para a eternidade”, agradeceu Chiomento.

Após o encerramento do encontro, os acadêmicos participaram de uma tarde de autógrafos, na biblioteca do CRCSP.