Cerimônia de entrega do Prêmio VOL acontece na sede do CRCSP

Publicado em 7/12/2021

Premiação reconhece melhores iniciativas do voluntariado

Ocorreu em 6 de dezembro de 2021 a cerimônia de entrega do Prêmio VOL, iniciativa inédita para reconhecer as melhores práticas em programas de voluntariado de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), empresas, universidades, pessoas físicas e coletivos. Também foram premiadas as melhores matérias jornalísticas sobre voluntariado em veículos de rádio, TV, mídia impressa e digital.

Idealizado e realizado pela organização Dadivar, o Prêmio VOL é o primeiro evento nacional de reconhecimento e estímulo ao voluntariado e conta com o apoio do CRCSP, Rede Filantropia, Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP) e de diversas entidades do Terceiro Setor.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, apresentou na abertura informações sobre a estrutura do Sistema CFC/CRCs e do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

“O PVCC é um programa estruturado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) e estabelece diretrizes e atua no fomento e apoio a diversas ações, nos quais os profissionais contábeis contribuem com seu conhecimento para apoiar entidades do Terceiro Setor”, destacou Monello.

Um dos idealizadores do Prêmio VOL, o especialista em voluntariado e responsabilidade social Roberto Ravagnani coordenou o evento e convidou para o palco Alexandre Chiarati, Danilo Tiisel, Eduardo Mello, Ricardo Monello e Enzo Raia Celulari, responsáveis pela realização da premiação, para apresentar os objetivos da iniciativa.

Os premiados no 1º Prêmio VOL foram os seguintes:

Organizações da Sociedade Civil

Ampara Animal – São Paulo-SP

Associação de Líderes para o Desenvolvimento Sustentável – São Paulo-SP

Associação Ensinando a Abraçar - Goiânia-GO

Associação Multiplicando Sonhos – São Paulo-SP

Associação Viva e Deixe Viver – São Paulo-SP

Casa da Criança e do Adolescente - Valinhos-SP

Engenheiros sem Fronteiras – Nacional

INCAvoluntário - Rio de Janeiro-RJ

Instituto do Câncer Infantil - Porto Alegre - RS

Instituto Mulheres Jornalistas - São Leopoldo-RS

Observatório Nacional de Segurança Viária - Indaiatuba-SP

Pessoas Físicas

Psicólogos Voluntários do Brasil

Delma Dóris Aparecida de Mello Barbosa

Joana Gamillscheg Felippe

Danilo Damasceno

Andréia Baltazar Dias

Bruno Henrique de Brino

Lucas de Souza da Silva Pinheiro

Paulo Henrique Wolinger Ribeiro

Andréia Previato Botelho

Carla Müller

Sula Souza

Empresas

Associação Bancorbrás de Responsabilidade Social

MBigucci

Instituto Algar

Serviço Social da Indústria – Sesi-PR

Instituto MPD

Ciranda do Saber

Matérias jornalísticas

Podcast Voluntários e Causas - Deu Match – Instituto MOL

Daniel Camargo Kfouri – Instagram Padre Júlio Lancelotti

Wagner Gomes da Costa – TV Social 3

Convênio com o CRCSP

Durante a cerimônia de premiação foi firmado um convênio entre o CRCSP e o Instituto Dadivar para a realização conjunta de atividades voltadas ao Terceiro Setor, desenvolvimento de ações para informar a população e estimular o voluntariado através da divulgação do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).

“Nós iremos desenvolver um programa especial unindo o PVCC com as ações do instituto Dadivar, para promovermos juntos cada vez mais a transformação social e estimular a prática da cidadania”, explicou o vice-presidente Monello.

O CEO do Instituto Dadivar, Enzo Raia Celulari, explicou que o convênio irá permitir uma colaboração entre o CRCSP e o Instituto para disseminar o PVCC e a prática do voluntariado de forma geral. “Queremos contribuir dentro deste ecossistema. Neste período de pandemia, o olhar da sociedade mudou e está mais direcionado para o planeta e questões sociais e é o momento ideal para atuar de forma conjunta na construção de um mundo melhor”, explicou Enzo.