Reunião estratégica de delegados representantes tem apresentação de metas e resultados da gestão e posse de novo delegado

Publicado em 10/12/2021

Para orientar os novos representantes do CRCSP no interior para o exercício de suas funções, o CRCSP realizou, em 10 de dezembro de 2021, a reunião estratégica de delegados representantes para o encerramento do exercício. A atividade aconteceu na sede do Conselho e foi coordenado pelo presidente do CRCSP, José Donizete Valentina.

Donizete destacou que a atuação institucional do delegado é de grande importância para o CRCSP. “Como representantes do CRCSP no interior, são vocês que levarão a imagem do Conselho. É fundamental que vocês conheçam profundamente o CRCSP, para que possam atuar de forma efetiva e aproximar cada vez mais a entidade de suas regiões”, explicou o presidente.

Após a abertura do presidente, o delegado representante do CRCSP em São Bernardo do Campo, Odilon Luiz de Oliveira Júnior, proferiu algumas palavras de reflexão e os vice-presidentes José Aparecido Maion (Administração e Finanças), João Carlos Castilho (Fiscalização, Ética e Disciplina), Marcelo Roberto Monello (Desenvolvimento Profissional) e Mariano Amadio (Registro) deram as boas-vindas aos delegados.

Encerrando a primeira parte da reunião estratégica, o presidente Donizete prestou uma homenagem ao delegado representante do CRCSP em Atibaia, Juliano Augusto Orsi de Araújo, um dos vencedores do Prêmio Olívio Koliver, que reconhece os melhores artigos publicados na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC).

Juliano agradeceu a homenagem e o apoio do CRCSP e do Sistema CFC/CRCs ao estudo e à pesquisa das Ciências Contábeis.

A reunião contou com as presenças da conselheira Flávia Augusto e dos diretores Claudio Rafael Bifi (Executivo), Domingos Sávio Mota (Tecnologia e Infraestrutura) e Carlos do Carmo Rufino (Administrativo).

Vencendo os desafios

Após a abertura, o presidente Donizete e os vice-presidentes Maion, Castilho, Monello e Amadio apresentaram as ações desenvolvidas pelo CRCSP na atual gestão e informações importantes para a atuação institucional de seus integrantes.

Donizete iniciou a apresentação ressaltando as habilidades necessárias para representar o CRCSP. “O mundo se transformou nos últimos anos e continuará a evoluir. Por isto é necessário que nos adaptemos às novas realidades, mas nos mantendo fiéis aos nossos princípios. O Conselho é feito por pessoas que possuem valores e estão comprometidas com a ética e o desenvolvimento da profissão contábil”, afirmou o presidente.

O vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, apresentou números da área de Registro e destacou como o Conselho desenvolveu novos sistemas e processos para que o atendimento aos profissionais e estudantes não fosse interrompido.

“Quando fomos impedidos de atender pessoalmente os usuários de nossos serviços, tivemos que inovar e conseguimos atender ao nosso público com rapidez, respeito e foco no bem comum”, revelou Amadio, que também destacou a importância da atuação do delegado representante junto às entidades e instituições de ensino, como forma de aproximar o Conselho de suas regiões.

A revolução promovida na realização de atividades de Educação Profissional Continuada foi tema do painel apresentado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marcelo Roberto Monello.

“Foram mais de 500 atividades transmitidas ao vivo para todo o país no nosso canal no YouTube, que tiveram mais de 800 mil visualizações dos nossos vídeos. Levamos conteúdo de qualidade aos profissionais e estudantes da área contábil, com foco nas demandas que o mercado exige”, afirmou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, João Carlos Castilho Garcia, explicou aos delegados a estrutura e o funcionamento da Fiscalização do CRCSP. “A Fiscalização tem um grande volume de trabalho, mas todas as metas foram cumpridas, com foco na orientação aos profissionais e prevenção à ocorrência de irregularidades, priorizando sempre o bom profissional”, revelou Castilho.

O vice-presidente de Administração e Finanças, José Aparecido Maion, falou sobre como o planejamento estratégico foi fundamental para que o CRCSP se antecipasse aos desafios e pudesse realizar os investimentos necessários, sem comprometer o equilíbrio fiscal da entidade.

“O CRCSP é um modelo para outros Conselhos, pois o trabalho desenvolvido por uma gestão tem continuidade nas seguintes. A entidade funciona como uma engrenagem, na qual cada uma das partes trabalha em conjunto por um bem maior”, declarou Maion.

Posse e encerramento

Após as apresentações de cada área, o presidente Donizete empossou o novo delegado representante do CRCSP em Amparo, Luciano Marcos de Siqueira, e encerrou a reunião estratégica agradecendo a presença de todos.

Donizete também agradeceu o comprometimento de todos que participaram de sua gestão na presidência do Conselho e destacou que a união foi fundamental para que os desafios fossem superados.

“Finalizarei minha gestão com muita satisfação, por termos contribuído positivamente para a profissão contábil, com muita união e comprometimento”, destacou o presidente Donizete, sendo aplaudido pelos vice-presidentes e delegados pela forma que conduziu o CRCSP.

Ao final do encontro, os delegados representantes também receberam exemplares do livro Pronunciamentos Contábeis e Tendências da Contabilidade, cedidos pela Academia Paulista de Contabilidade (APC).