Fórum de Pesquisa do Iasb 2023: chamada para trabalhos

Publicado em 15/12/2021

O International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês) e as revistas “Accounting in Europe” e “European Accounting Review”, parceiras para o Fórum de Pesquisa 2023, estão lançando uma chamada para trabalhos sobre o tema “Contabilidade de Ativos Intangíveis”. O objetivo do evento é estimular a interação entre acadêmicos e demais públicos, incluindo os emissores de normas, investidores, reguladores, auditores e preparadores de demonstrações financeiras, por meio da discussão de documentos baseados em evidências que informam as atividades de definição de normas do Iasb.

Tópicos

Os pesquisadores são encorajados a contribuir com trabalhos que evidenciem os Ativos Intangíveis sob várias perspectivas. Os tópicos de maior interesse são:

Reconhecimento e mensuração de Ativos gerados internamente

Ativos gerados internamente versus ativos intangíveis adquiridos em combinações de negócios

Novos tipos de ativos intangíveis (moedas criptoativos, direitos de emissão, computação em nuvem)

Divulgação nas demonstrações financeiras

Ativos gerados internamente e não reconhecidos

Gastos com pesquisa e desenvolvimento

Outras fontes de informação

Relatório da Administração

Relatório de Sustentabilidade

Projetos relacionados

Mecanismos de preços de poluidores

Criptoativos

Serão também considerados os trabalhos que tratam de outros assuntos relevantes para a Contabilidade de Ativos Intangíveis, mas que não estão incluídos na lista acima. Os trabalhos que se baseiam em diferentes abordagens metodológicas, tais como análises, experimentos, pesquisas, além de métodos empíricos-arquivais e de estudo de campo, são bem-vindos.

Prazo para submissão de trabalhos:

O Fórum de Pesquisa do Iasb 2023 está programado para o início de novembro de 2023. Os autores das produções selecionadas serão convidados a apresentar seus trabalhos. As submissões devem ser feitas até 31 de março de 2023 e as decisões sobre os trabalhos submetidos serão tomadas até 30 de junho de 2023.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: site da IFRS Foundation