CRCSP comemora 75 anos com homenagens, posse de acadêmicos, convênio com a Jucesp e despedidas

Publicado em 20/12/2021

Última sessão solene da gestão 2020-2021, a comemoração dos 75 anos do CRCSP foi aberta em 17 de dezembro de 2021 pelo presidente José Donizete Valentina, que pediu um minuto de silêncio em homenagem às milhares de vítimas da Covid-19, à conselheira do CRCSP Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira e ao funcionário Glalco William Santos, falecidos neste ano.

O presidente José Vanderlei Masson dos Santos, ao falar em nome das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, parabenizou o Conselho pelo incentivo à união entre as entidades. “Temos orgulho de sermos registrados como profissionais da contabilidade. Vida eterna ao CRCSP”, desejou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Reynaldo Pereira Lima Júnior, lembrou que também está encerrando sua gestão nas entidades. “Não poderia deixar de parabenizar o presidente Donizete pelo excelente trabalho e pelas conquistas que conseguimos por meio das Entidades Contábeis, em prol dos profissionais da contabilidade”.

A Academia Paulista de Contabilidade (APC), da qual o presidente Donizete é vice-presidente, aproveitou a solenidade para dar posse a cinco acadêmicos, os contadores Eliseu Martins, novo ocupante da cadeira número 7 (patrono Carmello Mancuso Sobrinho); Suely Gualano Bossa Serrat, cadeira número 16 (patrono João Batista Fernandes); Marta Cristina Grecco Pelúcio, cadeira número 19 (patrono Oscar Castelo Branco); Edgar Bruno Cornacchione Júnior, cadeira número 23 (patrono Pedro Pedreschi) e José Aparecido Maion, cadeira número 48 (patrono José Geraldo Lima).

Depois de lido o juramento de posse pelo acadêmico Edgar Cornacchione, o professor Eliseu Martins falou em nome dos colegas recém-empossados. “Com 34 anos de magistério, fico muito honrado em fazer parte da Academia Brasileira de Contabilidade e agora, da Academia Paulista de Contabilidade”, disse Eliseu. “Vamos cumprir a meta da Academia de trabalhar pela nossa profissão”, encerrou.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, que deu posse aos acadêmicos falou de sua emoção em ter na Academia “profissionais que tanto fizeram pela profissão, na data em que o CRCSP festeja seus 75 anos de vida”.

Encerrando contribuição

Vários conselheiros estão encerrando seus mandatos no CRCSP e cada um recebeu como homenagem um diploma de gratidão entregue pelo presidente Donizete e pelos vice-presidentes José Aparecido Maion (Finanças e Administração) e Mariano Amadio (Registro).

Os conselheiros homenageados que deixam a Casa são: Adriano Gilioli, Angela Zechinelli Alonso, Cibele Pereira Costa, Fernando de Almeida Santos, Inez Justina dos Santos, Manoel do Nascimento Veríssimo e Valmir Leôncio da Silva.

O presidente Donizete, que também deixa o CRCSP, foi homenageado pelo Conselho Diretor com a entrega de uma placa comemorativa aos seus dois anos de mandato.

A conselheira Angela Zecchineli falou em nome dos colegas conselheiros e, citando o poeta Fernando Pessoa, disse que “é tempo de alegria pelo dever cumprido, de trilhar novos caminhos, de fazer a travessia!”

Inauguração de espaços

Para homenagear dois grandes profissionais da contabilidade, o CRCSP deu novos nomes ao Espaço Cultural Professor José Joaquim Boarin e trocou o nome da biblioteca, que passa a se chamar Espaço Interativo Educacional e Profissional Armando Andrade.

José Joaquim Boarin nasceu em Guararapes, no Estado de São Paulo, no dia 11 de março de 1938 e faleceu no dia 2 de novembro de 2013. Formou-se contador pela Faculdade de Ciências Contábeis de São Paulo, em 1969. Com passagem marcante pelas entidades da classe contábil, Boarin foi conselheiro do CRCSP de 2004 a 2011, diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), coordenador nacional e estadual do Exame de Suficiência e ocupava a cadeira n.º 47 da Academia Paulista de Contabilidade (APC).

Armando Andrade nasceu em Ribeirão Preto em 2 de março de 1930 e faleceu em 2 de setembro de 2003. Contador pela Faculdade de Ciências Administrativas de São Miguel Paulista, estava registrado no CRCSP desde 1962. Conselheiro do CRCSP de 1992 a 2001, nesse período, exerceu os cargos de coordenador e vice-coordenador da Câmara de Registro, vice-coordenador da Câmara de Contas, coordenador e vice-coordenador da Câmara de Desenvolvimento Profissional. Armando Andrade também foi substituto da vice-presidência de Administração e Finanças durante um mês, em 1992, e substituto na vice-presidência de Fiscalização, também durante um mês e meio, em 1993.

O presidente Donizete, acompanhado pela sua esposa Suzeli Blans Argoelho Valentina, e pelo vice-presidente de Registro, Mariano Amadio, homenagearam a esposa do professor Boarin com flores, senhora Umbelina Boarin. Como ela não pode estar presente, em seu nome, o neto Lucas Boarin recebeu a homenagem.

A senhora Maria Aparecida Dizotti Andrade, esposa de Armando Andrade, não pôde comparecer, mas enviou uma mensagem de agradecimento, dizendo que estava emocionada e orgulhosa pela homenagem prestada a seu marido.

Convênio CRCSP/Jucesp

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, e o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Iihoshi, assinaram um convênio que trará agilidade e praticidade ao trabalho dos profissionais da contabilidade.

A Jucesp cederá um espaço na área de atendimento de sua sede, na Lapa, e o CRCSP dará suporte para que os profissionais contábeis possam usar computadores com acesso à internet e fazer impressões nos equipamentos disponibilizados pelo CRCSP.

O presidente da Jucesp agradeceu o CRCSP pela parceria, “que não foi interrompida nem mesmo perla pandemia” e disse que o espaço na Jucesp para os profissionais da contabilidade estará disponível no próximo ano, ”para que todos usufruam das transformações digitais que conseguimos implantar”.

Medalhas do CRCSP

Todos os anos, o CRCSP faz a entrega para profissionais da contabilidade que se notabilizaram pelo trabalho desenvolvido em prol da classe contábil. Na comemoração dos 75 anos do CRCSP personalidades proeminentes foram condecoradas.

Com a Medalha José Rojo Alonso, para quem se distingue nas áreas de Auditoria, Perícia, Mediação e Arbitragem, foi agraciado o contador Carlos Augusto Pires, que a recebeu do presidente Donizete.

A Medalha Francisco D’Áuria, oferecida a autores de obras didáticas sobre Contabilidade, foi entregue pelo vice-presidente Marcelo Monello para o contador Windsor Espenser Veiga.

O contador Eduardo da Silva Flores foi condecorado com a Medalha Frederico Herrmann Júnior, a quem se destaca na doutrina e pesquisa da ciência contábil, entregue pelo vice-presidente Mariano Amadio.

O vice-presidente José Maion fez a entrega da Medalha Ernani Calbucci, oferecida a artistas, poetas, escritores, intelectuais ou que se dedicam às artes plásticas ou letras, para o contador Ulysses Albuquerque Galletti.

O homenageado Carlos Augusto Pires falou em nome dos medalhados e fez questão de deixar seu abraço “aos amigos do CRCSP, do Conselho Federal de Contabilidade e do Ibracon”. Ele contou que tem 35 anos de trabalho em auditoria e que, nesse tempo, “a carreira mudou, a classe contábil ficou mais forte e que espera que que venham novos e bons tempos para todos nós do Brasil”.

Exposição fotográfica

O Espaço Cultural Professor José Joaquim Boarin inaugurou, também nessa noite, a exposição “Lentes que florescem através das obras de Lorena Valentina”. As imagens vibrantes captadas pelo olhar sensível da jovem fotógrafa Lorena Valentina podem ser visitadas presencialmente na sede do CRCSP – Rua Rosa e Silva, 60 - Higienópolis, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h, ou online no portal do CRCSP – www.crcsp.org.br

Saudações

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade do Estado de São Paulo, Zulmir Ivânio Breda, participou do último evento oficial em sua gestão. Ele parabenizou o CRCSP pelos 75 anos de existência. “São Paulo foi o berço do movimento pela criação dos Conselhos de Contabilidade e tem o maior contingente de profissionais do Brasil, por isso fiz questão de encerrar minha gestão aqui”, disse. Ele também agradeceu o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior, e o conselheiro suplente, Joaquim Monteiro de Carvalho, que representaram São Paulo no CFC nos quatro últimos anos e que encerram suas gestões também. “Saúdo também Eliseu Martins e Antoninho Marmo Trevisan, aqui presentes, homenageados com a Medalha João Lyra, maior comenda da Contabilidade brasileira”, encerrou Zulmir.

A vereadora Edir Sales (PSD), que não pode comparecer por compromissos assumidos anteriormente, enviou um Voto de Júbilo da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo ao presidente Donizete pela brilhante gestão 2020-2021.

Vídeo da gestão e encerramento

Para contar um pouco o que foram os dois anos da gestão 2020-2021 foi apresentado um vídeo.

A seguir, discursou o presidente Donizete no encerramento da solenidade. O presidente do CRCSP começou com agradecimentos ao presidente Zulmir, pela presença; aos conselheiros e funcionários, pelo trabalho, e às autoridades e presidentes dos CRCs e Entidades Contábeis, pelas parcerias.

Donizete parabenizou os novos acadêmicos pela posse, aos detentores das medalhas, por serem uma referência para os profissionais e falou da alegria de poder homenagear Boarin e Andrade, dando seus nomes aos espaços do CRCSP.

“Aos presidentes que me antecederam nestes 75 anos, agradeço por receber um Conselho digno dos mais de 150 mil profissionais registrados e o entrego, da mesma forma, aos meus sucessores”.

Em nome de todos os conselheiros, Donizete ofereceu uma escultura feita pela esposa Suzeli aos vice-presidentes que fizeram parte do Conselho Diretor com ele: Maion, Castilho, Monello e Mariano. Suzeli fez uma surpresa e entregou duas esculturas – uma para Donizete e outra para o CRCSP.

Em reconhecimento ao amor e apoio de sua esposa Suzeli e da filha Lorena, Donizete também lhes prestou uma homenagem entregando uma pequena escultura a cada uma com dedicações carinhosas.

“Desejo a todos boas festas e que 2022 traga muita saúde, paz e prosperidade para todos nós“, com estas palavras, o presidente Donizete encerrou a solenidade.

Presenças ilustres

À solenidade do 75º aniversário do CRCSP compareceram o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva; o presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos Lima; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Valdir Renato Coscodai; o presidente do Ibracon - 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri; o presidente do Conselho de Administração do Ibracon – 5ª Seção Regional, Francisco Antônio Maldonado; o presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci), João Augusto Viana Neto; o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio da Silva Coelho Júnior; o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho; o vice-presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera(Glenif), José Luiz Ribeiro de Carvalho; os presidentes do CRCSP Célia Regina de Castro (gestão 1994), José Antônio de Godoy ((gestão 1996-1997), Irineu De Mula (gestão 1998-1999), Luiz Antônio Balaminut (gestão 2006-2007), Sergio Prado de Mello (gestão 2008-2009), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e Gildo Freire de Araújo (gestão 2016-2017).