Pesquisa do TCU indica CFC como modelo de governança entre os Conselhos de Profissões Regulamentadas

Publicado em 20/12/2021

Após analisar índices de gestão de 378 entidades da Administração Pública Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como modelo de governança entre os Conselhos de Profissões Regulamentadas. A pesquisa, publicada no Acórdão n.º 2.164, foi apresentada pelo ministro do TCU Augusto Nardes durante a 81ª reunião do Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas, ocorrida em 23 de novembro, em Brasília.

Anualmente, o TCU analisa índices de governança e gestão dos entes públicos da administração federal direta e indireta. A pesquisa visa identificar riscos, acompanhar a evolução dos entes públicos e subsidiar o trabalho realizado pelo TCU e pelo Congresso Nacional.

São cinco as categorias analisadas pelo TCU para estabelecer o perfil integrado de governança e gestão (iGG) das entidades analisadas: governança e gestão organizacional (iGovPub); governança e gestão de pessoas (iGestPessoas); governança e gestão de Segurança e da Tecnologia da Informação (iGestTI); governança e gestão de contratações (iGestContrat) e governança e gestão orçamentárias (iGestOrçament).

O presidente do CRCSP, José Donizete Valentina, parabenizou o CFC pela conquista. “Entidade máxima da profissão contábil, o CFC é uma referência para os Conselhos de Contabilidade de todo o país e receber o reconhecimento do TCU como modelo de governança é uma demonstração de que o Sistema CFC/CRCs preza pelas boas práticas de gestão”, destacou Donizete.

O Acórdão n.º 2.164 pode ser conferido na íntegra no portal do TCU.