Conselheiros da nova gestão do CFC são empossados nesta quarta-feira

Publicado em 5/1/2022

Presidente do CRCSP na gestão 2020-2021 foi eleito para a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional do CFC. Conselheiro do CRCSP José Aparecido Maion e diretor Executivo Cláudio Rafael Bifi participaram da cerimônia de posse.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou a cerimônia de posse dos 2/3 dos conselheiros que vão renovar o Plenário da autarquia. O grupo, eleito em 4 de novembro de 2021, foi empossado na manhã de quarta-feira (5) na 71ª Plenária Extraordinária do CFC. O mandato dos novos conselheiros será finalizado em 31 de dezembro de 2025. Na ocasião, foi eleito ainda o novo Conselho Diretor (gestão 2022-2023), assim como os representantes de cada uma das Câmaras Técnicas do CFC.

O presidente do CRCSP na gestão 2020-2021, José Donizete Valentina, foi eleito pelos conselheiros do CFC para assumir a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional da entidade. O conselheiro do CRCSP José Aparecido Maion e o diretor Executivo Cláudio Rafael Bifi prestigiaram a solenidade de posse.

A cerimônia foi realizada na sede do Conselho, em Brasília (DF), e presidida pela conselheira contadora efetiva, com registro mais antigo do terço remanescente do Plenário do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos.

O primeiro ato da solenidade foi a cerimônia de posse dos novos conselheiros da autarquia. Nesse momento, cada um dos eleitos assinou o Livro de Posse, assumindo assim os seus mandatos. Concluída essa etapa, o grupo, formado por representantes de todas as regiões brasileiras, realizou o Juramento de Posse.

Dando continuidade, ocorreu a eleição do novo Conselho Diretor do CFC. Em seguida, o novo presidente e os vice-presidentes também realizaram a assinatura do Livro de Posse. Na ocasião, o contador sergipano Aécio Prado Dantas Júnior foi eleito o novo presidente do CFC.

Veja a seguir quem são os novos membros do Conselho Diretor para a gestão 2022-2023:

Presidente– contador Aécio Prado Dantas Júnior

Vice-presidente de Política Institucional– contador Manoel Carlos de Oliveira Júnior

Vice-presidente de Registro – contador Carlos Henrique do Nascimento

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina– contadora Sandra Maria de Carvalho Campos

Vice-presidente de Controle Interno– contadora Vitória Maria da Silva

Vice-presidente Técnica– contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues

Vice-presidente Administrativo– contador Carlos Rubens de Oliveira

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional– contador José Donizete Valentina

Vice-presidente de Desenvolvimento Operacional– contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho

Concluído o processo de eleição do novo Conselho Diretor, a vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Sandra Campos, falou sobre a segurança que tem no trabalho do presidente eleito. “Como contadora, eu tenho confiança e certeza de que a classe contábil, o curso da nossa profissão, o nosso objetivo de defender a sociedade e a profissão contábil, os nossos rumos continuarão em ótimas mãos. Você é um profissional, uma pessoa admirável, de muitas qualidades. Eu tenho certeza de que toda a sua competência, sensibilidade e inteligência você colocará irrestritamente no desempenho dessa sua missão”, destacou.

O novo presidente parabenizou os novos conselheiros do CFC e os membros do Conselho Diretor eleito. Em seguida, agradeceu àqueles que contribuíram para que ele chegasse à liderança do órgão máximo da classe contábil brasileira, entre eles familiares, amigos, colegas de profissão, parceiros dos órgãos de classe, colaboradores do CFC, conselheiros e integrantes da diretoria.

Aécio Dantas ainda agradeceu o ex-presidente do CFC Zulmir Breda pela amizade e pelos ensinamentos e destacou algumas das qualidades de seu antecessor. “Receber uma gestão do Zulmir é algo muito tranquilo porque todos os que aqui convivem com ele sabem o quanto esta Casa foi – nos últimos anos, não apenas pelo presente Zulmir, mas por todos os outros presidentes que passaram por aqui –, administrada com tanta austeridade e seriedade. Para mim, o Zulmir será sempre um exemplo de lealdade, de ética, de comprometimento, de conhecimento e eu não canso de repetir que, dificilmente, a gente encontra alguém no sistema que tenha conhecimento como o nosso presidente Zulmir. Ele vai ser sempre um exemplo e um espelho para mim”, afirmou.

O presidente Aécio Dantas também destacou o legado dos demais ex-presidentes do CFC, enfatizando as gestões do contador José Martonio Alves Coelho (2014-2015 e 2016-2017) e da contadora Maria Clara Cavalcanti Bugarim (2006-2007 e 2008-2009).

O amor por sua terra natal também esteve presente no discurso de Dantas, que ressaltou a satisfação de representar seu estado em nível nacional. “Sergipe tem um presidente do CFC, um orgulho que nem cabe em mim”, disse.

Fonte: CFC – Lorena Molter.