José Maion é o novo presidente do CRCSP

Publicado em 12/1/2022

O contador José Aparecido Maion é o novo presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP). Ele presidirá o maior Conselho de Contabilidade do Brasil na gestão 2022-2023. Completando o Conselho Diretor do CRCSP também foram eleitos os vice-presidentes João Carlos Castilho Garcia (Administração e Finanças), Marcelo Roberto Monello (Fiscalização, Ética e Disciplina), Flávia Augusto (Desenvolvimento Profissional) e Daisy Christine Hette Eastwood (Registro).

A eleição do Conselho Diretor e das Câmaras que compõem o CRCSP aconteceu no dia 12 de janeiro de 2022, no Teatro Professor Hilário Franco, na sede da entidade. A primeira sessão plenária do CRCSP neste ano foi presidida pelo conselheiro Mariano Amadio, que tem o registro mais antigo dentre os conselheiros, e começou com a posse solene dos conselheiros eleitos em novembro de 2021 para preencher dois terços do plenário da entidade para o mandato de 2022 a 2025.

Após serem empossados, os conselheiros efetivos realizaram votação que decidiu por unanimidade a composição do Conselho Diretor e das Câmaras do CRCSP.

Estavam presentes o presidente do CRCSP, gestão 2020-2021 e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), José Donizete Valentina, representando o presidente Aécio Prado Dantas Júnior; os presidentes da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos de Lima, do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão, do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri, da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos, da Academia Paulista de Contabilidade, Domingos Orestes Chiomento, do Instituto Paulista de Contabilidade (IPC), Gildo Freire de Araújo, do Sescon-SP, Carlos José de Lima Castro (gestão 2001-2003), o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSP, João Carlos Castilho Garcia, representando a presidente da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Marta Pelúcio, o vice-presidente do Sindcont-SP, Claudinei Tonon, conselheiro do CFC, gestão 2022-2025, Valmir Leôncio da Silva, e o ex-conselheiro do CRCSP e do CFC, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

Também prestigiaram a primeira sessão plenária ordinária do Conselho os presidentes

do CRCSP Célia Regina de Castro (gestão 1994), Sergio Prado de Mello (gestão 2008-2009) e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (gestão 2014-2015).

Conselheiros empossados

Para preencher dois terços do plenário do CRCSP, os conselheiros efetivos eleitos para o mandato 2022-2025 que tomaram posse: José Aparecido Maion, Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior, Bruno Alexandre Cruz, Wander Pinto, José Luiz Ribeiro de Carvalho, Teresinha da Silva, João Carlos Castilho Garcia, Suely Gualano Bossa Serrati, Renato Prone Teixeira da Silva, Ana Maria Galloro Laporta, Selma do Carmo Ribeiro, Eliane Aparecida Maia, Alexandre Ferezini, Flávia Augusto, José Augusto Picão, Lílian Ricci Ghizzi, Marcelo Viaro Berloffa, William Peterson de Andrade, Paulo César Adorno, Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva, Jairo Balderrama Pinto, João Edison Deméo, Roberson de Medeiros, Rosângela Maria da Costa Menezes.

Os conselheiros suplentes eleitos para o mandato 2022-2025 que tomaram posse: Eduardo Affonso de Vasconcelos, Edison Arisa Pereira, Marcelo Gomes de Barros, Andréia Tibiriçá e Sá de Jesus, Patrícia Barbosa da Silva, Gilberto José de Carvalho, Marcelo de Almeida Prado, Adriana Barbosa dos Anjos, Vera Lúcia Vada, Sérgio Januário de Freitas, Fernando Viana de Oliveira Filho, Ana Lúcia Corsino Picão, Caio Martins dos Santos, Denise Monteiro, Fernando Nunes de Lima, Hamilton Ubirajara Meneghel, Luiz Cláudio da Costa, Bethel Corcoruto Lombardi, Reginaldo de Azevedo, Nayara Momesso Oliveira, Márcio Hideki Tamura, José Augusto Soares da Silva, Fabíola D’Agostini Peleias.

O conselheiro suplente com mandato complementar 2022-2023, Felipe José da Silva Júnior, também foi empossado.

Alguns conselheiros não puderam comparecer e tomarão posse em data a ser agendada.

Primeiro discurso

Em seu discurso de posse, o presidente José Aparecido Maion disse que “ao tomarmos posse hoje como conselheiros do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, reafirmamos o nosso compromisso com a Contabilidade, com os profissionais contábeis e a sociedade, um compromisso que nos levará a realizar muito mais pela profissão”

Maion também enfatizou: “Tenho plena certeza que nestes dois anos que temos pela frente conduziremos este Conselho com trabalho, resiliência, lealdade, respeito e consideração por todos”.

Quem é José Aparecido Maion

Contador, consultor, auditor independente, perito e professor, José Aparecido Maion, o novo presidente do CRCSP é sócio da Maion & Oliveira Auditores Independentes S/S. Formado em Estudos de Política e Estratégia (Depe), no 50º Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de São Paulo (Adesg-SP) e pós-graduado em Controladoria. Membro da Academia Paulista de Contabilidade, onde ocupa a cadeira n.º 48, cujo patrono é José Geraldo de Lima. Detentor da Medalha Joaquim Monteiro de Carvalho, concedida pelo CRCSP, e da Medalha Ulysses Guimarães, da Ordem dos Parlamentares do Brasil. Foi diretor de Relações Externas (2006-2009), presidente da Comissão de Sindicância (1999-2000) e coordenador da Câmara de Auditores Independentes do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional por diversas gestões; Coordenador da Comissão Administradora do Exame de Qualificação Técnica (CAE). Integrou o Comitê Administrador do Programa de Revisão Externa de Qualidade pelos Pares (CRE) - 2002-2004; o Grupo de Trabalho Destinado a Realizar Estudos sobre Normas Técnicas e Profissionais; o Grupo de Estudo para Auditoria e a Comissão de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Confira a composição do CRCSP para a gestão 2022-2023

Conselho Diretor

Presidente: José Aparecido Maion

Vice-presidente de Administração e Finanças: João Carlos Castilho Garcia

Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina: Marcelo Roberto Monello

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional: Flávia Augusto

Vice-presidente de Registro: Daisy Christine Hette Eastwood

Câmara de Política Institucional

Coordenador: João Carlos Castilho Garcia

Vice-Coordenador: Marcelo Roberto Monello

Membros: Flávia Augusto e Daisy Christine Hette Eastwood

Câmara de Recursos

Coordenador: William Peterson de Andrade

Vice-Coordenador: José Luiz Ribeiro de Carvalho

Membro: Roberson de Medeiros

Câmara de Controle Interno

Coordenadora: Suely Gualano Bossa Serrati

Vice-Coordenador: Márcio Lério da Silva

Membro: João Edison Deméo

I Câmara de Fiscalização

Coordenador: Paulo César Adorno

Vice-Coordenadora: Ana Maria Galloro Laporta

Membros: Lilian Ricci Ghizzi, Bruno Alexandre Cruz e Adilvo Pinheiro de Oliveira França Júnior

II Câmara de Fiscalização

Coordenador: Renato Prone Teixeira da Silva

Vice-Coordenadora: Rosangela Maria da Costa Menezes

Membros: Adriano Corrêa da Silva, Marcelo Viaro Berloffa e Priscila Cristina Provazi

III Câmara de Fiscalização

Coordenador: Paulo Roberto Martinello Júnior

Vice-Coordenadora: Selma do Carmo Ribeiro

Membros: José Augusto Picão, Valdir Donizete Segato e Jairo Balderrama Pinto

Câmara de Desenvolvimento Profissional

Coordenadora: Wander Pinto

Vice-Coordenador: Alexandre Ferezini

Membros: Teresinha da Silva, Emerson Fabri, Alexandre Sanches Garcia e Juliana Aurora Franco

Câmara de Registro

Coordenadora: Heloísa de Castro Alves Felippe da Silva

Vice-Coordenadora: Marilene de Paula Martins Leite

Membros: Mariano Amadio e Eliane Aparecida Maia