Exposição “Entre Sonho e Mito”, de Rodrigues Coelho, chega ao CRCSP

Publicado em 13/10/2016

O Espaço Cultural CRCSP recebeu uma nova exposição de arte, em 13 de outubro de 2016. Neste dia, aconteceu a estreia da mostra “Entre Sonho e Mito”, do pintor Rodrigues Coelho, que traz obras sobre deuses e seres mitológicos, figuras históricas e personagens de lendas diversas.

O vice-coordenador da comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural, João Edison Deméo, realizou a abertura da exposição e apresentou o artista ao público. “Rodrigues Coelho é um artista de proatividade e talento fantásticos. Cada quadro traz uma quantidade de informações lidas, ouvidas e vivenciadas que tornam a obra ainda mais rica”, destacou Deméo.

A estreia da exposição também teve as presenças dos membros da Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural Oswaldo Pereira e Selma do Carmo Ribeiro, do vice-diretor cultural do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Claudinei Tonon, do conselheiro fiscal do Sindicato Paulo César Pierre Braga e do diretor do Conjunto Desportivo Baby Barioni, Urbano Sidney do Sacramento.

Inspiração

Paulistano de 92 anos, Rodrigues Coelho possui uma extensa carreira artística, tendo recebido diversos prêmios em exposições e bienais pelo mundo. A fascinação pela mitologia e histórias antigas começou cedo e de uma forma inusitada.

“Quando criança, eu estudei no colégio arquidiocesano, de padres maristas, e aprontava muito nessa época. Como castigo, os padres me faziam ler uma parte de um livro sobre a história universal e depois me cobravam o conteúdo. Depois disso tudo alguma coisa eu tinha que absorver”, brinca o artista.

Em suas obras, Coelho adota um estilo próprio, que define como abstrato-figurativa, aplicando diferentes técnicas e materiais para atingir o efeito desejado. Os temas de seus quadros são fruto de extensa pesquisa e da memória, de onde vêm sua inspiração.

“Em cada obra eu me baseio em algo que eu tenha lido e que me impressionou de alguma forma. É também uma maneira de contar minha própria história”, destacou o pintor.

Serviço

As exposições de arte no Espaço Cultural CRCSP são realizadas pela Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural com o apoio do Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo (IPH). O evento é beneficente e, na noite de estreia, são arrecadados alimentos não perecíveis para entidades assistenciais.

A mostra “Entre Sonho e Mito” permanece em exibição no Espaço Cultural CRCSP até 4 de novembro de 2016 e pode ser vista gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.