Conselheiro representa o CRCSP na assinatura do convênio de unidade da CBMAE

Publicado em 13/10/2016

Desde o dia 13 de outubro de 2016, a capital paulista conta com a primeira unidade da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE). A assinatura do convênio que estabelece a Implantação da Unidade de Atendimento Operacional da CBMAE foi realizada no dia 11 de outubro entre a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O conselheiro Carlos Roberto Matavelli representou o CRCSP na solenidade que teve a presença do presidente da ACSP e da Facesp, Alencar Burti, do vice-presidente da ACSP Roberto Mateus Ordine e de representantes do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis 2ª Região (Creci-SP), do Sebrae e da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP).

A unidade da CBMAE é uma tendência no mundo empresarial. Funciona dentro da Associação Comercial de São Paulo (ACPS) e fornece aos empreendedores uma alternativa mais rápida, barata e eficiente em relação ao sistema judiciário.

Com essa primeira unidade da capital, a CBMAE já tem 22 unidades em todo o Estado de São Paulo. A Câmara faz parte da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).  

As câmaras de mediação, conciliação e arbitragem intercedem conflitos entre empresas e seus fornecedores ou clientes. Os atendimentos são feitos por grandes especialistas na área empresarial, o que garante uma resolução justa e rápida. Um acordo feito em câmara de mediação e arbitragem demora em média 40 dias, em oposição aos anos que isso pode levar na justiça comum.

“Esse serviço complementa o leque de produtos que oferecemos a nossos associados, com o objetivo de centralizar na ACSP as principais necessidades que eles podem ter para desburocratizar seu dia a dia”, afirma Alencar Burti.

“Para qualquer empresário, eficiência é a palavra-chave. Ainda mais em época de crise, quando ele precisa tirar os problemas da frente o mais rapidamente possível. Ter uma dívida paga em semanas em vez de anos pode ser decisivo para que um negócio não feche. O negócio não pode esperar”, destaca Guilherme Giussani, coordenador técnico da câmara na ACSP.

Nos casos de mediação e conciliação, o índice de acordo chega a 80%. Outra vantagem das câmaras, além da agilidade e eficiência, é o sigilo. Ao contrário da justiça convencional, as decisões e discussões são sigilosas, o que protege as empresas, que muitas vezes não querem expor seus segredos, números ou demais informações relacionadas à operação.

A câmara da ACSP funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no edifício-sede da entidade, no Centro. Os valores variam conforme o serviço usado e o valor da demanda. Para os associados da ACSP há 20% de desconto sobre o valor de tabela.

Fonte: com informações da Comunicação da Associação Comercial de São Paulo.