8.581 candidatos prestam o Exame de Suficiência no Estado de São Paulo

Publicado em 16/10/2016

A segunda edição do Exame de Suficiência para bacharéis em Ciências Contábeis foi realizada em todo o território nacional em 16 de outubro de 2016. No Estado de São Paulo, 9.728 candidatos estavam inscritos, dos quais 5.715 fizeram a prova na capital paulista. O restante estava dividido entre 13 cidades do litoral e interior do estado.

No total, 8.581 candidatos compareceram aos locais de prova, o que corresponde a 88,21% dos inscritos. Na capital, esse percentual foi um pouco mais baixo com 5.009 candidatos presentes ou 87,65%.

O Exame de Suficiência é realizado duas vezes por ano, conforme determina a Lei n.º 12.249/2010. Sua aplicação é regulamentada pela Resolução CFC n.º 1.486/2015 e é feita pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

Para o candidato Fábio Silvas que realizava a prova pela primeira vez, o exame estava “fácil para quem estava preparado”. Para ele, o Exame é uma forma de valorizar o profissional da área contábil, pois somente os mais qualificados poderão ingressar no mercado de trabalho.

A valorização do profissional foi citada também pelo candidato Heitor Moura de Souza, que, assim como Fábio, estava prestando seu primeiro exame.

A bacharel em Ciências Contábeis Maria Emília Rodrigues Rocha fez seu segundo exame. “Achei a prova mais difícil do que a anterior. A estrutura era a mesma, mas tinha bastante cálculo e, por isso, estava mais trabalhosa”, explicou. Para Maria Emília, além de valorizar o profissional, o exame permite ao candidato avaliar seus próprios conhecimentos na área e saber se o curso foi proveitoso.