Metaverso Corporativo: um Admirável Mundo Novo

Palestrante: Edgard Cornacchione

Moderador: Adriano Gilioli

Convidado: Napoleão Galegale

Em um ambiente que lembrou ficção científica, esta palestra começou com o presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e professor titular da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Edgard Cornacchione, lembrando que a revolução do metaverso já foi anunciada há mais de 20 anos.

“A revolução do metaverso está em pleno curso, com organizações da área de tecnologia, as big techs, apostando alto e o mercado buscando melhor posicionamento diante de concorrentes”, disse Cornacchione.

Da ficção científica para a nossa realidade, segundo o doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo, Napoleão Galegale, convidado para participar deste painel, “o metaverso já possuía elementos estruturantes bem definidos no início deste milênio. Conceitos de ambiente virtual, avatar, prims, ativos, marketplace e moeda virtual já estão sendo amplamente usados”.

O impacto, agora suportado por tecnologia mais potente e acessível, tende a ser muito significativo, redesenhando a experiência e a presença, o conceito de coletivo - avatar, hologramas e agentes reais ou não - e a revolução tecnológica de hardware, software e telecomunicações.

Cornacchione afirmou que reconhece sete vetores essenciais para avaliar os desafios e oportunidades: sociedade/comportamento, experiência unificada (2D, 3D, 360, XR), mercado, meios de pagamento (cripto), registro de transações (blockchain), segurança e ativos/tributação – NFT.

“As tendências são claras, com efeitos sobre os segmentos agrícola, comercial, de serviços e financeiro, notadamente em termos de personalização e empatia. Para a Contabilidade e para os contadores, percebe-se claramente que o metaverso catalisa a transformação digital”, afirmou o presidente da Fipecafi.

Galegale lembrou que a empresa Meta (o antigo Facebook) está investindo em metaverso, tendo já criado um ambiente para seu uso. “A Microsoft também já iniciou investimentos em avatares, assim como a empresa Roblox. Roupas, tênis, bolsas podem ser compradas para uso de avatares”, afirmou Galegale.

“Estou certo de que não há profissional que tenha sido melhor capacitado conceitualmente para lidar com o conjunto das variáveis mais sensíveis às organizações, como novas perspectivas sobre mercado - variáveis e interação - modelos de negócio, com efeitos sobre despesas, custos e receitas, processos - off e online - agentes reais e artificiais, acordos comerciais - smart contracts - recursos e ativos”, finalizou Cornacchione.

O empresário contábil e acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Adriano Gilioli, foi o moderador da palestra.