CRCSP e APC premiam melhores dissertações de mestrado e tese de doutorado na 27ª CONVECON

Publicado em 18/2/2022

Como forma de valorizar e incentivar a produção acadêmica na área contábil, o CRCSP e a Academia Paulista de Contabilidade (APC) premiam anualmente a melhor tese e as melhores dissertações de mestrado voltadas à área contábil. A 27ª CONVECON reservou um espaço especial em sua programação, em 18 de fevereiro de 2022, para a apresentação e premiação dos trabalhos selecionados pela Comissão Avaliadora.

O moderador da apresentação foi o conselheiro do CRCSP e acadêmico da APC Alexandre Sanches Garcia, que trouxe números sobre o ensino superior e os programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil.

“Nós temos mais de 200 milhões de habitantes no Brasil e cerca de 8 milhões de estudantes de nível superior, segundo dados de 2019 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Existem 600 mil alunos de graduação em Ciências Contábeis, curso oferecido por 1.300 instituições de ensino. No entanto, apenas 33 universidades no país possuem programas de mestrado e doutorado”, revelou Alexandre.

“Esta premiação tem como objetivo mostrar os resultados práticos de trabalhos científicos e mostrar o quanto vale o esforço na continuidade dos estudos e na pesquisa para a busca de soluções dos problemas organizacionais”, concluiu o conselheiro do CRCSP e acadêmico.

O prêmio Tese e Dissertações premiou os autores e seus autores com certificados de reconhecimento e os seguintes prêmios em dinheiro:

A entrega foi realizada com o apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi), patrocinadora da premiação.

Os vencedores do prêmio Tese e Dissertações na categoria dissertação de mestrado são:

1. Anderson Moura da Silva, com a dissertação “Um Estudo sobre a Percepção dos Gestores Atuantes em Escritórios de Contabilidade acerca das Dificuldades e Novos Desafios na Prestação de Serviços Oferecidos às Micro, Pequenas e Médias Empresas”, trabalho orientado por Sérgio de Iudícibus;

2. João Antonio Lopes, com a dissertação “Um Estudo sobre o Emprego do Hedge Accounting sobre os Instrumentos Financeiros Derivativos nas Instituições Financeiras”, orientada por Alexandre Gonzales;

3. Sérgio José Istatari, com o trabalho “Indicadores Essenciais para a Gestão de Estoques: uma Aplicação ao Segmento Varejista de Supermercados”, realizado sob a orientação de Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos.

Na categoria tese de doutorado, a premiada foi Paola Richter Landero, com o tema “Reconhecimento, Mensuração e Evidenciação dos Retornos Econômicos e Sociais Gerados pelas Cooperativas Agropecuárias e seus Cooperados”, trabalho orientado por Ariovaldo dos Santos.

A doutora Paola Richter Landero e o mestre Anderson Moura da Silva apresentaram ao vivo um resumo sobre suas pesquisas e os resultados obtidos por elas. Após a apresentação, Alexandre Garcia entregou um diploma de honra ao mérito aos autores.

Ao iniciar a cerimônia de premiação, o diretor de Cursos da Fipecafi, Adson Braga de Aguiar, destacou a importância da iniciativa. “A premiação de trabalhos de pesquisa de mestrado e doutorado contribui para o aprendizado contínuo dos profissionais contábeis, que possam entregar à sociedade produtos ainda melhores do que já é ofertado”, declarou Adson.

Os mestres Anderson Moura da Silva, João Antonio Lopes e Sérgio José Istatari, acompanhados de seus orientadores Sérgio de Iudícibus, Alexandre Gonzales e Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos e a doutora Paola Richter Landero receberam a premiação no palco do Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho. Os presidentes do CRCSP, José Aparecido Maion, e da APC, Domingos Orestes Chiomento, e o diretor da Fipecafi, Adson Aguiar, fizeram a entrega dos prêmios.