CRCSP realiza simpósio sobre Contabilidade Pública na Escola de Contas do TCM/SP

Publicado em 18/10/2016

Para levar aos profissionais da contabilidade, gestores e servidores públicos as recentes atualizações nas normas sobre a Contabilidade Pública, o CRCSP realizou, em 18 de outubro de 2016, o Simpósio Paulista de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. A atividade foi realizada na Escola Superior de Gestão e Contas Públicas “Conselheiro Eurípedes Sales”, do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP).

O Simpósio teve dois grandes painéis. O primeiro foi sobre o tema “Transparência na Administração Pública” e foi apresentado pelo conselheiro do CRCSP Valmir Leôncio da Silva, pela especialista em Administração e Planejamento Público Municipal Fabiana Pascoaloto e pelo diretor da Escola Superior de Gestão e Contas Públicas, Moacir Marques da Silva. A Lei da Transparência, os demonstrativos da Lei de Responsabilidade Fiscal e a Contabilidade como instrumento de transparência foram os tópicos abordados no painel, que teve moderação do conselheiro do CRCSP Manoel do Nascimento Veríssimo.

Com o tema “A Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, o segundo painel contou com palestras do auditor do TCM/SP Jorge de Carvalho, do prefeito de Boraceia, Marcos Vinício Bilancieri, e do especialista em Controladoria e Finanças Públicas Paulo Roberto Galvão. Eles abordaram, respectivamente, os assuntos “Restos a Pagar x Ajustes de Exercícios Anteriores x Despesas de Exercícios Anteriores”, “Implantação de Sistemas de Custos nos Municípios” e “Controle Interno nos Municípios”. A moderadora foi a conselheira do CRCSP Rosmary dos Santos.

Durante o Simpósio Paulista de Contabilidade Aplicada ao Setor Público também foram arrecadados alimentos não perecíveis, que serão destinados a entidades beneficentes.