International Sustainability Standards Board (ISSB) publica minutas sobre as suas duas primeiras normas propostas para consulta pública

Publicado em 1/4/2022

O International Sustainability Standards Board (ISSB, na sigla em inglês), constituído na COP26, publicou, nesta quinta-feira, dia 31, uma consulta pública para as suas duas primeiras normas propostas. O prazo máximo para o envio de feedback sobre as normas propostas é 29 de julho de 2022. Os comentários recebidos serão analisados no segundo semestre de 2022 e o ISSB pretende emitir as novas normas até o final do ano, a depender dos comentários recebidos.

As referidas normas tratam dos requisitos gerais para Divulgação de Informações Financeiras Relacionadas à Sustentabilidade (IFRS S1) e Divulgação Relacionada ao Clima (IFRS S2). As íntegras das IFRS S1 e IFRS S2 podem ser conferidas pelos links: https://www.ifrs.org/content/dam/ifrs/project/general-sustainability-related-disclosures/exposure-draft-ifrs-s1-general-requirements-for-disclosure-of-sustainability-related-financial-information.pdf e https://www.ifrs.org/content/dam/ifrs/project/climate-related-disclosures/issb-exposure-draft-2022-2-climate-related-disclosures.pdf, respectivamente.

Os documentos denominados Minuta de Exposição (ED, na sigla em inglês) baseiam-se nas recomendações da força-tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD, na sigla em inglês) e incorporam requisitos de divulgação fundamentados na indústria derivados das Normas SASB.

Quando o ISSB publicar os requisitos finais, eles constituirão um referencial global de divulgações de sustentabilidade projetadas para atender às necessidades de informação dos investidores na avaliação do valor da empresa. O ISSB está trabalhando em estreita colaboração com outras organizações e jurisdições internacionais para apoiar a inclusão desse referencial nos requisitos jurisdicionais.

As Minutas de Exposição foram desenvolvidas em resposta aos pedidos dos líderes do G20, da Organização Internacional das Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO, na sigla em inglês) e de outras partes interessadas para melhorar as informações das empresas sobre riscos e oportunidades relacionadas à sustentabilidade. As propostas estabelecem requisitos para a divulgação de informações materiais sobre as oportunidades e os riscos e significativos relacionados à sustentabilidade de uma empresa, informações que são necessárias para que os investidores avaliem o seu valor empresarial.

Para mais informações, clique aqui.

Para envio de comentários às Minutas de Exposição, clique aqui.

Fonte: site da Fundação IFRS.