Assuntos técnicos preponderam nas discussões da 1.084ª Reunião Plenária do CFC

Publicado em 8/4/2022

A Diretoria do Conselho Federal de Contabilidade e conselheiros do Sistema CFC/CRCs se reuniram, nesta quinta-feira (7), para discutir assuntos de interesse da classe contábil. Os temas de destaque da 1.084ª Reunião Plenária foram os relativos ao arcabouço legal da categoria, em especial o que trata do Comunicado Técnico (CTO 07), que dispõe sobre o Trabalho de Asseguração Limitada referente às informações não financeiras contidas no Relato Integrado. Na ocasião, a plenária aprovou o comunicado.

O CTO 07 traz informações necessárias à emissão de relatório de asseguração limitada que deve ser desenvolvido em conformidade com as informações contidas no Relato Integrado. A observância da realização de Relato Integrado cumpre determinações previstas na Resolução CVM n.º 14/2020, de 09 de dezembro de 2020, que tornou obrigatória a adoção da Orientação Técnica CPC 09 – Relato Integrado (OCPC 09) -, para as companhias abertas que decidirem elaborar e divulgar o respectivo Relato Integrado.

Constaram ainda da pauta de discussões da reunião, a aprovação da minuta que altera a Resolução CFC nº 1.636/2021, que trata do parcelamento das anuidades, a Revisão de Pronunciamentos Técnicos nº 20, que dispõe das atualizações com vigência a partir de 2023 e ajuste no CPC 47, Revisão NBC 14, que traz alterações no CTG 2002, entre outros assuntos.

A reunião está sendo realizada na sede do CFC e transmitida a todos os Conselhos Regionais do Sistema.

Fonte: CFC.