Superar preconceitos e fazer exames periódicos são chaves para vencer o câncer de mama

Publicado em 24/10/2016

Em 24 de outubro de 2016, o CRCSP promoveu a palestra “Falando Abertamente sobre o Câncer de Mama”, apresentada pela coordenadora do Núcleo de Apoio ao Paciente do Instituto Oncoguia, Ana Paula Teixeira Olivati, e pela youtuber Jussara Del Moral, do canal Supervivente. A atividade faz parte da campanha Outubro Rosa e foi realizada pela Comissão CRCSP Mulher, no Teatro Professor Hilário Franco, na sede do Conselho.

O presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, fez a abertura da apresentação e destacou que a informação é a melhor arma para combater o câncer. “Através desta palestra queremos trazer um pouco mais de informação e conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção”.

A coordenadora da Comissão CRCSP Mulher, Flávia Augusto, fez a apresentação dos palestrantes e agradeceu ao Conselho Diretor e às integrantes da Comissão pela realização da atividade. “Como vocês sabem, todo bom trabalho se desenvolve em equipe”, lembrou a conselheira.

A vice-coordenadora, Ana Maria Costa, as integrantes Cibele Pereira Costa, Inez Justina dos Santos, Priscila Cristina Provazi, Rosmary dos Santos, Selma do Carmo Ribeiro, Suely Gualano Bossa Serrati e Yae Okada, a diretora do Sindicato dos Contabilistas (Sindcont-SP) Celina Coutinho e a delegada regional do CRCSP em Campinas, Lilian Ricci Ghizzi, colaboradoras da Comissão, também estavam presentes.

Durante a palestra, houve ainda a arrecadação de lenços de cabeça, que serão doados ao Instituto Oncoguia.

Vencendo preconceitos

Ana Paula deu orientações para prevenir a doença e destacou a importância de realizar exames periodicamente, o que possibilita detectar a doença ainda no início e, consequentemente, aumenta as chances de cura e diminui a agressividade do tratamento.

Ela destacou que o medo e o preconceito dificultam o diagnóstico e o tratamento da doença. “Isso acontece porque no nosso imaginário o câncer está muito associado ao sofrimento e à morte, mas isso nem sempre é verdade”.

Um exemplo de luta contra o câncer, a youtuber Jussara Del Moral falou um pouco de sua própria história para o público. Ela foi diagnosticada com câncer de mama em 2007, com apenas 41 anos, e desde então vem travando esta luta contra a doença.

E para ajudar outras pessoas com câncer, Jussara criou o canal Supervivente, no qual fala sobre a doença, compartilha um pouco do seu dia a dia e ajuda as pessoas a verem a vida sob uma perspectiva mais positiva. “Eu mudei muito depois que tive câncer. Eu passei a refletir mais sobre mim e a extrair o melhor da vida”, destacou Jussara.

A vice-presidente de Administração e Finanças, Marcia Ruiz Alcazar, agradeceu às palestrantes pelas informações e falou sobre as ações da campanha Outubro Rosa que o CRCSP está desenvolvendo este ano. “O CRCSP está atuando em conjunto com as delegacias, realizando atividades de conscientização em todo o estado. Esse engajamento conjunto por uma causa tão nobre só fortalece a classe contábil”, destacou Marcia.

Os vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina, José Donizete Valentina, e de Registro, Neusa Prone Teixeira da Silva, os conselheiros Eduardo José Rodrigues, João Edison Deméo, Manassés Efraim Afonso, Manoel do Nascimento Veríssimo, Sandra Regina Nogueira Pizzo Sabathé e Vitória Lopes da Silva e o delegado regional do CRCSP em Osasco, José Augusto Corchog de Vasconcelos, participaram da palestra.

Também estavam presentes a vice-secretária da Federação dos Contabilistas de São Paulo (Fecontesp), Josefa Possidônio Dapper, a diretora social do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Carolina Tancredi de Carvalho, a diretora administrativa da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Terezinha Annéia, o diretor de comunicação do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonado Sant’Anna, e a vice-presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), Maria Silvia Martins de Souza.