Câmara Municipal de São Paulo homenageia Dia do Profissional da Contabilidade

Publicado em 12/4/2022

Uma sessão solene na Câmara Municipal da Cidade de São Paulo, realizada no dia 11 de abril de 2022, no Plenário Presidente João Brasil Vita, abriu as homenagens ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril. A proponente da homenagem foi a vereadora Edir Sales (PSD), autora do Requerimento n.º 372, de 29 de março de 2022, aprovado pelos 55 vereadores da Casa.

Estavam presentes o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, os presidentes das Entidades Contábeis do Estado de São Paulo, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP, Flávia Augusto, o ex-presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Iihoshi, os presidentes do CRCSP Sergio Prado de Mello (gestão 2008-2009), Claudio Avelino Mac-Knight Filippi (gestão 2014-2015), Gildo Freire de Araújo (2016-2017), que também é presidente do Instituto Paulista de Contabilidade (IPCP), o presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring do Estado de São Paulo (Sinfac-SP), Hamilton de Brito Júnior, o consultor da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, Silvério Crestana, representando o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, conselheiros e delegados representantes do CRCSP.

A vereadora e presidente da sessão solene Edir Sales declarou aberta a solenidade e, em seguida, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, foi a primeira autoridade a falar. Ele agradeceu a vereadora Edir e lembrou que “a solenidade de hoje tem um sentido mais do que especial porque é a primeira que realizamos depois de três anos. Estivemos aqui em 2019 e retornamos agora presencialmente, sem esquecer as perdas que todos sofremos com a pandemia da Covid-19, mas com a alegria de rever os amigos e a esperança de que vamos superar todas as dificuldades com trabalho, perseverança e fé”.

O presidente Maion afirmou que “este ano vai ser de muito trabalho e nós estamos preparados para fazer a diferença na vida das pessoas, porque os profissionais da contabilidade estão ao lado de quem acredita e empreende no Brasil.”

Ele também disse: “Nós profissionais da contabilidade nos colocamos à disposição desta casa para compartilhar nossa expertise em governança, nossos princípios baseados na transparência, na ética, na eficiência, integridade e equidade na salvaguarda dos recursos públicos, fortalecendo a participação social e o bem-estar da sociedade.”

O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva, também agradeceu a vereadora Edir pela homenagem ao profissional da contabilidade. “Somos conselheiros, confidentes, orientadores de pequenas e grandes empresas e é muito emocionante receber esta homenagem na Câmara Municipal dos paulistanos”.

O ex-presidente da Jucesp, Walter Iihoshi, também se manifestou e lembrou que durante os seus três anos de gestão na Junta fez profícuas parcerias com o setor contábil. “Pude testemunhar o trabalho do dia a dia dos profissionais da contabilidade”, disse Iioshi, “e sei que há muitos desafios ainda a vencer”.

Da maior Casa Legislativa da América Latina para os profissionais contábeis

A anfitriã da noite, a vereadora Edir Sales, começou seu discurso dizendo” como é bom receber na maior Casa Legislativa da América Latina os profissionais da contabilidade, fundamental para as empresas privadas e a área governamental. Durante a pandemia, foram os profissionais contábeis que fizeram um trabalho contínuo, permeados com ética, profissionalismo e a capacidade de mudanças que estão no DNA da Contabilidade”.

Edir Sales, que vem de uma família de empresários da contabilidade, lembrou que Domingos Orestes Chiomento era o presidente do CRCSP (gestão 2010-2011) quando a Câmara Municipal começou a prestar homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, interrompida em 2020 e 2021 pela pandemia. “Agora retornamos presencialmente”, disse Edir, “e é uma alegria muito grande rever nossos amigos da classe contábil”.

Homenagem

A vereadora Edir entregou um Diploma de Mérito para os representantes das Entidades Contábeis: presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), José Aparecido Maion; presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp), Dagoberto Silvério da Silva; presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), Geraldo Carlos de Lima; presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo (Aescon-SP), Carlos Alberto Baptistão; presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo (Apejesp), José Vanderlei Masson dos Santos; presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) - 5ª Seção Regional, Marco Antônio de Carvalho Fabbri; presidente da Academia Paulista de Contabilidade (APC), Domingos Orestes Chiomento; presidente da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) – Regional São Paulo, Carlos Aragaki, que também recebeu o diploma em nome da presidente da Anefac, Marta Cristina Pelúcio Grecco; presidente do Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) – Órgão Nacional, Valdir Renato Coscodai.

Em nome dos homenageados, o presidente da Fecontesp, Dagoberto Silvério da Silva, agradeceu a homenagem prestada. O presidente do CRCSP, José Aparecido Maion, também agradeceu novamente a vereadora e parabenizou os profissionais da contabilidade pela data em que são homenageados.