Vice-Presidente e conselheiros do CRCSP participam de Seminário de Formação de Lideranças

Publicado em 13/4/2022

A Prefeitura de São Paulo realizou nos dias 12 e 13 de abril de 2022, no Centro Educacional Unificado (CEU) Jaçanã, na Zona Norte de São Paulo, mais uma edição do Seminário de Formação de Lideranças. O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, e os conselheiros Caio Martins dos Santos, Patrícia Barbosa da Silva e Paulo Takao Takamura, participaram da programação do evento.

No primeiro dia de atividades, o vice-presidente Monello apresentou o painel “Conceitos Básicos para a Contabilidade das Organizações da Sociedade Civil a Partir do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”. No segundo dia, o tema foi apresentado pelos conselheiros Caio, Patrícia e Paulo.

O Seminário de Formação de Lideranças é desenvolvido pela Secretaria Executiva de Relações Institucionais e pela Secretaria de Justiça da Prefeitura de São Paulo com o objetivo de aproximar o poder público e a sociedade, por meio de parcerias e capacitação, em busca de uma sociedade mais justa e sustentável.

No dia 12, Monello explicou a relevância da contabilidade para as entidades sem fins lucrativos e como uma prestação de contas de qualidade é fundamental para a formação de parcerias com o poder público, pois permite ampliar a atuação das organizações sociais. Ele também apresentou informações sobre a destinação solidária do Imposto de Renda e sobre o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que atualmente conta com 3.287 profissionais da contabilidade participantes.

Os conselheiros Caio, Patrícia e Paulo também apresentaram, no dia 13, informações sobre a prestação de contas das organizações sociais e enfatizaram que é importante que as lideranças locais adquiram os adequados conhecimentos na elaboração e desenvolvimento de projetos sociais, desde a produção e regularização documental, assim como a correta gestão contábil na demonstração das contas e articulação com outras entidades.