Profissional da contabilidade fortalece empresas, transforma vidas e faz o país crescer

Publicado em 25/4/2022

A gestão estratégica do profissional da contabilidade é fundamental e deve ser valorizada na administração das empresas

A atuação do profissional da contabilidade significa muito mais do que “sobreviver” em um emaranhado de números, contas e balancetes, cercado de leis e inúmeras regras sobre o que pode e o que não pode na vida financeira e tributária de cada empresa.

O profissional da contabilidade tem o conhecimento adequado para fazer a economia funcionar de forma sustentável e, de acordo com a legislação nacional, oferece subsídios técnicos para que governos, instituições sociais e iniciativa privada se desenvolvam com o máximo de suas capacidades.

Na gestão financeira das empresas - independentemente do porte, sejam elas pequenas, médias ou grandes -, o profissional da contabilidade assume um papel fundamental na orientação sobre as finanças, sobre os gastos e as obrigações com o pessoal e, principalmente, sobre as regras tributárias que possibilitam a adequação correta ao regime de impostos e uma análise segura sobre a saúde do negócio e a sua capacidade de expansão.

“O profissional da contabilidade é detentor de expertise que lhe permite participar dos trabalhos logo no início da fase de criação do plano de negócios”, analisa o presidente do CRCSP, José Aparecido Maion. “É o profissional contábil que direciona o empreendimento no rumo certo, na organização do segmento e na elaboração de um planejamento sólido. O profissional da contabilidade participa de forma plena da vida do empreendimento, orientando a administração, os recursos humanos e os diferentes departamentos, específicos para cada ramo de negócios”, completa.

O papel social do profissional da contabilidade é, portanto, de suma importância para o país. Sua atuação permite que empresas se desenvolvam, fazendo crescer a economia nacional, promovendo a geração de empregos e contribuindo para que toda a cadeia produtiva funcione financeiramente e socialmente bem.

“O profissional da contabilidade é importante para o crescimento e a necessária sustentabilidade das empresas privadas, públicas ou do Terceiro Setor. Hoje, ele deve estar em constante atualização, pois seu papel assumiu novas características junto aos gestores ao planejar as ações que deverão ser implementadas e os controles a serem utilizados. Ao profissional da contabilidade cabe explicar e interpretar os fenômenos patrimoniais, garantindo competitividade e sucesso à empresa”, segundo o presidente do CRCSP.

Atualização constante e olhar atento aos cenários político e econômico do país são requisitos fundamentais para o profissional da área, que precisa se manter à frente das alterações legislativas em debate para antever cenários e preparar seu serviço de assessoramento para oferecer soluções assertivas, eficazes e com a agilidade que o mercado exige.

“O 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade, é para que cada um dos mais de 152 mil profissionais da contabilidade paulistas e os mais de 521 mil profissionais brasileiros se orgulhem desta profissão tão necessária ao desenvolvimento sustentável da nossa Nação. E para que honrem as personalidades da Contabilidade brasileira que tanto trabalharam para que a nossa profissão tivesse o reconhecimento da sociedade. Nossos parabéns e desejos de sucesso aos profissionais da contabilidade!”, encerra o presidente Maion.