Conselho de Contabilidade promove ação especial de fiscalização no interior paulista para proteção da sociedade

Publicado em 28/4/2022

Campanha “Contabilidade é prerrogativa legal” tem início no mês de maio nas cidades de Bauru e Marília

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) inicia no mês de maio o trabalho fiscalizatório no interior do estado de São Paulo. O objetivo, de acordo com a atual gestão, será o intensivo combate aos não habilitados (leigos). Esse tipo de ação visa o enfrentamento a concorrência desleal e a garantia da prerrogativa exclusiva dos profissionais da contabilidade. As visitas acontecem no início do mês de maio, nas cidades de Bauru e Marília. O Conselho também irá chamar a atenção para o tema no portal do CRCSP e nas redes sociais da entidade.

Os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, visando a transparência e segurança à sociedade. São eles os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.

Para Marcelo Roberto Monello, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, a fiscalização é uma medida protetiva, tanto para os profissionais como para a sociedade. “O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com os princípios morais sólidos”, afirma.

Fiscalização ativa

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) superou em 2021 a marca de 12 mil fiscalizações, com 12.740 diligências e 2.267 autos de infração lavrados. Em 2020, foram 7.487 atendimentos e 1.219 autuações, de acordo com balanço divulgado pela entidade.

Quatro convênios estabelecidos - Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério da Economia e Trabalho - hoje permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva. Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar nossos recursos para esse fim.

São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o Brasil.

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP estará nos seguintes locais:

Bauru

Data e horário: 3 de maio, às 14h.

Local: Sindicato do Comércio Varejista de Bauru e Região (Sincomércio)

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 17-45 - Centro - Bauru.

Marília

Data e horário: 4 de maio, às 9h.

Local: Casa do Contabilista de Marília - Rua São Luiz, 1.581 - Centro - Marília.